DUALIDADE ONDA-PARTÍCULA: uma sequência didática para o ensino médio utilizando poema “Ser ou não Ser” de Antônio Gedeão

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Rafael dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-16T15:33:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-16T15:33:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-29-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716363-
Resumo: dc.description.abstractNesta dissertação será relatada a experiencia obtida com alunos do 3º ano do ensino médio onde foram tratados assuntos relativos a Física Moderna e Contemporânea com o intuito de se discutir a natureza dual da luz. Para tanto, foi estabelecida uma ponte entre a Física e Poesia, com o objetivo de se obter mais um recurso didático para o ensino de Física que una estas duas expressões de cultura. Foi elaborado um produto educacional voltado para o ensino da Dualidade Onda Partícula, tendo como ponto de partida o Poema Ser ou Não Ser de Antônio Gedeão. O produto Educacional consiste numa sequência didática com questionário de levantamento de conhecimentos prévios, a leitura e interpretação do poema, construção de mapa mental, aula expositiva, realização de simulação seguindo um roteiro pré-determinado. Também é apresentado as bases teóricas que alicerçam esse trabalho. Para a avaliação do processo foram aplicados um questionário junto a realização da simulação e um teste final relativo ao que foi discutido nos encontros, e além disso, foi solicitado uma avaliação escrita sobre as atividades desenvolvidas nos encontros tópicos abordados.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDualidade onda partículapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPoesiapt_BR
Título: dc.titleDUALIDADE ONDA-PARTÍCULA: uma sequência didática para o ensino médio utilizando poema “Ser ou não Ser” de Antônio Gedeãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFISpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísicapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProFis


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons