Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Rafael dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-16T15:33:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-16T15:33:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-29 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716363 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Nesta dissertação será relatada a experiencia obtida com alunos do 3º ano do ensino médio onde foram tratados assuntos relativos a Física Moderna e Contemporânea com o intuito de se discutir a natureza dual da luz. Para tanto, foi estabelecida uma ponte entre a Física e Poesia, com o objetivo de se obter mais um recurso didático para o ensino de Física que una estas duas expressões de cultura. Foi elaborado um produto educacional voltado para o ensino da Dualidade Onda Partícula, tendo como ponto de partida o Poema Ser ou Não Ser de Antônio Gedeão. O produto Educacional consiste numa sequência didática com questionário de levantamento de conhecimentos prévios, a leitura e interpretação do poema, construção de mapa mental, aula expositiva, realização de simulação seguindo um roteiro pré-determinado. Também é apresentado as bases teóricas que alicerçam esse trabalho. Para a avaliação do processo foram aplicados um questionário junto a realização da simulação e um teste final relativo ao que foi discutido nos encontros, e além disso, foi solicitado uma avaliação escrita sobre as atividades desenvolvidas nos encontros tópicos abordados. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Dualidade onda partícula | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Poesia | pt_BR |
Título: dc.title | DUALIDADE ONDA-PARTÍCULA: uma sequência didática para o ensino médio utilizando poema “Ser ou não Ser” de Antônio Gedeão | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFIS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProFis |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons