Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Helder Clementino Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-16T14:50:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-16T14:50:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-30 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716362 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo explicitar para professores de Ciências e Física as características, aplicação e análise de uma Sequência de Ensino Investigativa estruturada de modo a favorecer a aprendizagem de conteúdos de Física por meio da astronomia e promover uma reflexão sobre os processos de aquisição de conhecimentos em ciências, seus desdobramentos e utilização tecnológica através do uso de um radiotelescópio didático, espectroscópio e luxímetro. A Sequência de Ensino Investigativa está apoiada nas pesquisas de Carvalho e Sasseron observando quatro principais etapas que a fundamentam: o problema para a construção do conhecimento; a passagem da ação manipulativa para a ação intelectual na resolução do problema; a tomada de consciência e a construção de explicações. Apresentamos os elementos teóricos e práticos que fundamentam esse trabalho: o uso da Sequência Investigativa no Ensino de Ciências, indicadores de Alfabetização Científica e a construção e o uso dos aparatos necessários ao experimento. Em seguida, apresentamos também o contexto de aplicação da SEI, seus resultados e análise. Por fim apresentamos o produto educacional com um conjunto de orientações e roteiro de aplicação para o professor. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência de Ensino Investigativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização Científica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Astronomia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Radiotelescópio didático | pt_BR |
Título: dc.title | DESVENDANDO O UNIVERSO: uma Sequência de Ensino Investigativa para Promover a Alfabetização Científica nas Aulas de Astronomia | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFIS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProFis |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons