PROPOSTA DE AULA MODELO UTILIZANDO MÚLTIPLOS RECURSOS EDUCACIONAIS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLopes, Vinícius-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-15T14:21:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-15T14:21:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-25-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716323-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho consiste em uma proposta de roteiro de um episódio de ensino, estruturada em um roteiro de aula, que busca conciliar e utilizar, em uma única aula, várias abordagens, conceitos, recursos, temas, teorias, ferramentas e outros elementos educacionais que potencializem os processos de ensino e de aprendizagem validados pela Pesquisa em Ensino de Física. Esses são: interdisciplinaridade, contextualização, atividades investigativas, contextualização histórica, uso de tecnologias de informação e comunicação, simulações, e experimentos práticos. O objetivo dessa busca por uma convergência de recursos do ensino e da aprendizagem é propor uma aula modelo, composta por vários elementos, que, levando em conta a temática escolhida, harmonizam-se formando um conjunto de ações, de modo que possa ser adotado por docentes que desejarem trabalhar de forma mais rica e diversificada. Nesse sentido, escolhemos o tema Lei de Ohm, devido a sua característica de permitir uma ampla possibilidade de recursos, o que foi adequado para esta proposta e por ser acessível, mesmo para professores fora da área de física. A sequência foi aplicada com o intuito de demonstrar que é possível conciliar em uma única aula diversos recursos do ensino e da aprendizagem. E que essa conciliação traz diversos benefícios tais como: otimização do processo de ensino, desperta o interesse dos alunos e facilita a aprendizagem. A conclusão que chegamos com aplicação desse produto é que realmente é possível utilizar diversos recursos em uma única aula, apesar do pouco tempo. Percebemos também que os alunos demonstraram-se mais participativos e fizeram mais perguntas nesse formato de aula. Além disso, eles elogiaram bastante o uso de recursos visuais como: Imagens, vídeos animações e simulações.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRecursos Educacionaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProcesso Ensino-Aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLei de Ohmpt_BR
Título: dc.titlePROPOSTA DE AULA MODELO UTILIZANDO MÚLTIPLOS RECURSOS EDUCACIONAISpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFISpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísicapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProFis


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons