Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lopes, Vinícius | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-15T14:21:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-15T14:21:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-25 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716323 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho consiste em uma proposta de roteiro de um episódio de ensino, estruturada em um roteiro de aula, que busca conciliar e utilizar, em uma única aula, várias abordagens, conceitos, recursos, temas, teorias, ferramentas e outros elementos educacionais que potencializem os processos de ensino e de aprendizagem validados pela Pesquisa em Ensino de Física. Esses são: interdisciplinaridade, contextualização, atividades investigativas, contextualização histórica, uso de tecnologias de informação e comunicação, simulações, e experimentos práticos. O objetivo dessa busca por uma convergência de recursos do ensino e da aprendizagem é propor uma aula modelo, composta por vários elementos, que, levando em conta a temática escolhida, harmonizam-se formando um conjunto de ações, de modo que possa ser adotado por docentes que desejarem trabalhar de forma mais rica e diversificada. Nesse sentido, escolhemos o tema Lei de Ohm, devido a sua característica de permitir uma ampla possibilidade de recursos, o que foi adequado para esta proposta e por ser acessível, mesmo para professores fora da área de física. A sequência foi aplicada com o intuito de demonstrar que é possível conciliar em uma única aula diversos recursos do ensino e da aprendizagem. E que essa conciliação traz diversos benefícios tais como: otimização do processo de ensino, desperta o interesse dos alunos e facilita a aprendizagem. A conclusão que chegamos com aplicação desse produto é que realmente é possível utilizar diversos recursos em uma única aula, apesar do pouco tempo. Percebemos também que os alunos demonstraram-se mais participativos e fizeram mais perguntas nesse formato de aula. Além disso, eles elogiaram bastante o uso de recursos visuais como: Imagens, vídeos animações e simulações. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos Educacionais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Processo Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Lei de Ohm | pt_BR |
Título: dc.title | PROPOSTA DE AULA MODELO UTILIZANDO MÚLTIPLOS RECURSOS EDUCACIONAIS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFIS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProFis |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
T2016_Vinicius Lopes_Produto.pdf | 1,19 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/716323/2/T2016_Vinicius Lopes_Produto.pdfDownload | |
T2016_Vinicius Lopes_Dissertacao.pdf | 2,92 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/716323/3/T2016_Vinicius Lopes_Dissertacao.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons