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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Rafael Rocha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-15T14:15:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-15T14:15:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-24 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716321 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação relata a implementação de um produto educacional com uma proposta didática para alunos do 9º ano do ensino fundamental fundamentada em estudos que mostram a utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC´s) como uma ferramenta de apoio pedagógico, com destaque para o estudo de simulações, que facilitam a visualização e a compreensão de diversos fenômenos físicos, estimulando o interesse do aluno pela Física e tornando o processo de ensino-aprendizagem mais produtivo. Sendo assim, nosso produto educacional tem como ponto alto, o uso do simulador PhET, apresentado pela Universidade do Colorado, para o qual criamos um roteiro de atividades para o ensino de ondas, com uma série de atividades propostas para os alunos, facilitando o entendimento de cada conteúdo abordado, e com um guia de utilização para Professores mostrando o passo a passo de seu funcionamento. Para o planejamento e a implementação das atividades foi considerada a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel. A proposta didática foi realizada em seis encontros consecutivos cada um com cinquenta minutos de duração e os resultados revelaram que os alunos classificaram a simulação como uma boa forma de apresentar o conteúdo e dessa maneira, o uso de TIC´s como simulações se estabelece no sentido de um ensino mais atraente e construtivo. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Simulador PhET | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Significativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ondas | pt_BR |
Título: dc.title | O USO DO SIMULADOR PhET COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ONDAS NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFIS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProFis |
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