Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Linhares, Marco Antônio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-15T14:11:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-15T14:11:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-15 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716320 | - |
Resumo: dc.description.abstract | No presente trabalho propomos uma maneira diferenciada de apresentar e transmitir os conceitos de termodinâmica, Física térmica e a importância das máquinas térmicas para o desenvolvimento das cidades e da Ciência. A metodologia aplicada se apóia numa experimentação realizada em sala de aula e com a participação dos alunos conjugadas com os recursos de vídeos para a consolidação da aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo oferecer aos alunos do segundo ano do Ensino Médio uma aprendizagem prazerosa e significativa. Adotou-se a abordagem qualitativa e quantitativa, sendo que os instrumentos para coleta de dados utilizados foram questionários construídos pelo próprio autor e aplicados aos alunos antes e após a aula experimental e um pós-teste após a apresentação dos vídeos. A abordagem qualitativa foi analisando as respostas dos alunos quanto à coerência. Os referenciais teóricos do trabalho foram os autores David Ausubel, Joseph D. Novak e Marco Antonio Moreira, sustentando as teorias de aprendizagem significativa e significativa crítica. Os resultados obtidos decorrentes da aplicação da metodologia, depois de sistematizados e analisados nos mostraram favoráveis ao trabalho realizado e, com a participação efetiva dos alunos. Por fim, disponibiliza-se um produto educacional com uma sequência de atividades para o ensino-aprendizagem de termodinâmica no Ensino Médio. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Conceitos de Termodinâmica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Máquina térmica | pt_BR |
Título: dc.title | CONCEITOS DE TERMODINÂMICA ATRAVÉS DE EXPERIMENTAÇÃO: SIMULANDO UMA MÁQUINA TÉRMICA EM SALA DE AULA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFIS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProFis |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons