A PLATAFORMA APP INVENTOR NA CONSTRUÇÃO DE APLICATIVOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE PROGRESSÃO GEOMÉTRICA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCORREIA DA SILVA, ALEX-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-14T23:29:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-14T23:29:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-06-
identificador: dc.identifier.otherTCC Alex Correia da Silvapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716277-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou observar como os alunos do 1º ano do ensino médio desenvolvem potencialidades a partir de uma sequência didática com o uso e construção de aplicativos para smartphones, quando estudam Progressão Geométrica. Para sua efetivação, partimos da seguinte questão de pesquisa: “Quais as contribuições do uso da plataforma App Inventor na construção de aplicativos para a aprendizagem de Progressão Geométrica?”. Para alcançar tal finalidade, optamos pela Engenharia Didática como metodologia de pesquisa, a qual desenvolveu-se em quatro etapas. Inicialmente foram feitas as análises prévias como primeira das etapas, composta pelos aspectos históricos, curriculares e matemáticos das Progressões Geométricas; uma revisão de estudos sobre o tema; a consulta a discentes sobre o processo de ensino-aprendizagem desse conteúdo e sua relação com a utilização de tecnologias. A segunda etapa da pesquisa, concepção e análise a priori, apresenta a descrição da Engenharia Didática na concepção de Artigue, Teoria da Gênese Instrumental de Rabardel, Sequência Didática na perspectiva de Zabala e algumas considerações sobre Tecnologias no ensino de Matemática. A terceira e quarta etapas da pesquisa, experimento e análise, foram realizadas em uma escola pública estadual de Pastos Bons- MA com doze alunos do 1º ano do ensino médio. Para a validação, fizemos uso as análises a priori e posteriori em cada atividade desenvolvida durante a experimentação, a qual demos tratamento qualitativo, seguida da confrontação entre os dados obtidos entre a análise a priori e posteriori. Os resultados da comparação apontam para instrumentação e instrumentalização da plataforma App Inventor 2 e dos aplicativos construídos, e que o processo da Gênese Instrumental ocorreu pela mobilização de esquemas novos e preexistentes, constatando que na metodologia de ensino obtivemos efeitos positivos, o que acarretou em uma melhora significativa no desempenho dos discentes na resolução de questões envolvendo Progressões Geométricas. Além disso, no decorrer do desenvolvimento das atividades, revelou-se que os estudantes aprenderam a estruturar algebricamente as relações entre elementos da Progressão Geométrica de maneira colaborativa e motivadora.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.54 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProgressão Geométricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectApp Inventor.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProgramaçãopt_BR
Título: dc.titleA PLATAFORMA APP INVENTOR NA CONSTRUÇÃO DE APLICATIVOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE PROGRESSÃO GEOMÉTRICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseLicenciatura em Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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