Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CORREIA DA SILVA, ALEX | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-14T23:29:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-14T23:29:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC Alex Correia da Silva | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716277 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou observar como os alunos do 1º ano do ensino médio desenvolvem potencialidades a partir de uma sequência didática com o uso e construção de aplicativos para smartphones, quando estudam Progressão Geométrica. Para sua efetivação, partimos da seguinte questão de pesquisa: “Quais as contribuições do uso da plataforma App Inventor na construção de aplicativos para a aprendizagem de Progressão Geométrica?”. Para alcançar tal finalidade, optamos pela Engenharia Didática como metodologia de pesquisa, a qual desenvolveu-se em quatro etapas. Inicialmente foram feitas as análises prévias como primeira das etapas, composta pelos aspectos históricos, curriculares e matemáticos das Progressões Geométricas; uma revisão de estudos sobre o tema; a consulta a discentes sobre o processo de ensino-aprendizagem desse conteúdo e sua relação com a utilização de tecnologias. A segunda etapa da pesquisa, concepção e análise a priori, apresenta a descrição da Engenharia Didática na concepção de Artigue, Teoria da Gênese Instrumental de Rabardel, Sequência Didática na perspectiva de Zabala e algumas considerações sobre Tecnologias no ensino de Matemática. A terceira e quarta etapas da pesquisa, experimento e análise, foram realizadas em uma escola pública estadual de Pastos Bons- MA com doze alunos do 1º ano do ensino médio. Para a validação, fizemos uso as análises a priori e posteriori em cada atividade desenvolvida durante a experimentação, a qual demos tratamento qualitativo, seguida da confrontação entre os dados obtidos entre a análise a priori e posteriori. Os resultados da comparação apontam para instrumentação e instrumentalização da plataforma App Inventor 2 e dos aplicativos construídos, e que o processo da Gênese Instrumental ocorreu pela mobilização de esquemas novos e preexistentes, constatando que na metodologia de ensino obtivemos efeitos positivos, o que acarretou em uma melhora significativa no desempenho dos discentes na resolução de questões envolvendo Progressões Geométricas. Além disso, no decorrer do desenvolvimento das atividades, revelou-se que os estudantes aprenderam a estruturar algebricamente as relações entre elementos da Progressão Geométrica de maneira colaborativa e motivadora. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.54 mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Progressão Geométrica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | App Inventor. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Programação | pt_BR |
Título: dc.title | A PLATAFORMA APP INVENTOR NA CONSTRUÇÃO DE APLICATIVOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE PROGRESSÃO GEOMÉTRICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Licenciatura em Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Versão final- Monografia TCC App Inventor 2.pdf | 1,58 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/716277/2/Versão final- Monografia TCC App Inventor 2.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons