ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS: A utilização do software Desmos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorARAÚJO DA SILVA, ANA LETÍCIA-
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA DA LUZ, FRANCISCO-
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS DA SILVA, JULIANA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-15T00:23:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-15T00:23:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-06-
identificador: dc.identifier.otherTCC Atividades experimentais com Desmospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716260-
Resumo: dc.description.abstractO uso de Tecnologias da Comunicação e informação (TIC) apresenta-se como tendência metodológica em várias disciplinas escolares e, em especial na disciplina de Matemática, possibilitando a compreensão dos conceitos e assim favorecer a realização de conjecturas e generalizações. O presente trabalho tem como objetivo propor uma sequência de atividades experimentais para o ensino de funções quadráticas, com a utilização do software “Desmos” na resolução de atividades com representação gráfica. Por tanto sugere-se a aplicação do experimento didático em turmas do 1° ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas. No entanto optou-se por uma pesquisa de característica, exploratória e de cunho qualitativo. A metodologia de pesquisa adotada foi a Engenharia Didática, Ensino por Redescoberta baseado em Sá e Gênese Instrumental na perspectiva de Rabardel, com desenvolvimento de uma revisão de estudos. Para esta proposta uma sequência didática foi elaborada, contendo cinco fichas de atividades que abordam os seguintes conteúdos: concavidade da parábola, coeficientes da função quadrática, zeros ou raízes da função, vértices e pontos máximo e mínimo da função. Para que esta proposta didática possa alcançar o objetivo almejado esperamos que os estudantes consigam entender o conteúdo abordado e estejam aptos a utilizarem o Desmos na representação gráfica de Funções.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent0,65 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFunção Quadráticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDesmospt_BR
Título: dc.titleATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS: A utilização do software Desmospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseLicenciatura em Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Textos