Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ARAÚJO DA SILVA, ANA LETÍCIA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA DA LUZ, FRANCISCO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS DA SILVA, JULIANA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-15T00:23:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-15T00:23:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC Atividades experimentais com Desmos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716260 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O uso de Tecnologias da Comunicação e informação (TIC) apresenta-se como tendência metodológica em várias disciplinas escolares e, em especial na disciplina de Matemática, possibilitando a compreensão dos conceitos e assim favorecer a realização de conjecturas e generalizações. O presente trabalho tem como objetivo propor uma sequência de atividades experimentais para o ensino de funções quadráticas, com a utilização do software “Desmos” na resolução de atividades com representação gráfica. Por tanto sugere-se a aplicação do experimento didático em turmas do 1° ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas. No entanto optou-se por uma pesquisa de característica, exploratória e de cunho qualitativo. A metodologia de pesquisa adotada foi a Engenharia Didática, Ensino por Redescoberta baseado em Sá e Gênese Instrumental na perspectiva de Rabardel, com desenvolvimento de uma revisão de estudos. Para esta proposta uma sequência didática foi elaborada, contendo cinco fichas de atividades que abordam os seguintes conteúdos: concavidade da parábola, coeficientes da função quadrática, zeros ou raízes da função, vértices e pontos máximo e mínimo da função. Para que esta proposta didática possa alcançar o objetivo almejado esperamos que os estudantes consigam entender o conteúdo abordado e estejam aptos a utilizarem o Desmos na representação gráfica de Funções. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 0,65 mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Função Quadrática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Desmos | pt_BR |
Título: dc.title | ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS: A utilização do software Desmos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Licenciatura em Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Projeto Final - Ala Letícia e equipe.pdf | 656,46 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/716260/1/Projeto Final - Ala Letícia e equipe.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: