SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DAS LEIS DE KEPLER

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Victor Rocha Rodrigues da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-14T14:39:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-14T14:39:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-18-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716218-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação, intitulada Sequências didáticas para o ensino das Leis de Kepler, é uma proposta baseada em elementos da Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Paul Ausubel. Inclui relatos e análises da aplicação de dois produtos educacionais (As Leis de Kepler por meio de simulações computacionais e As Leis de Kepler por meio de sequências de atividades) desenvolvidos com a finalidade de serem potencialmente significativos para o ensino dessas Leis. A metodologia empregada, utilizando uma sequência didática por produto, foi a de fragmentar o conteúdo em pequenos blocos temáticos, de tal forma que cada um deles, após a mediação do professor e a discussão com e entre os alunos, fornecesse as condições necessárias para que pudessem ocorrer mudanças na estrutura cognitiva dos alunos, a partir da ancoragem de seus conhecimentos prévios (subsunçores) com novas ideias, e que, ao final, os blocos servissem de organizadores prévios para o bloco seguinte. O primeiro produto destina-se ao ensino médio regular e tem por objetivo discutir as três Leis de Kepler em uma abordagem introdutória, mais conceitual do que matematizada, fazendo uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), por meio do simulador Planetary Orbit Simulator da Universidade de Nebraska-Lincoln. O referido produto é constituído de quatro partes que abordam o movimento de planetas em órbitas keplerianas (não perturbadas) em torno do Sol. O segundo destina-se a fornecer a alunos de alto rendimento em atividades extraclasse (grêmios de Física ou Astronomia) aprofundamento em Mecânica Clássica, incluindo ferramentas matemáticas (produto vetorial e noções de Cálculo Diferencial), conceitos físicos (torque, momento angular, momento de inércia e velocidade angular) e relações entre eles, o que permite demonstrar o Princípio de Conservação do Momento Angular, a partir da 2ª Lei de Newton e daí, em seguida, a 2ª Lei de Kepler (Lei das Áreas). Esse segundo produto é constituído de duas partes que abordam as mesmas Leis. Acredita-se que a aplicação das propostas permita aos alunos a aquisição de: i) uma visão mais ampla da Astronomia, compreendendo os principais aspectos qualitativos e quantitativos das Leis que regem o movimento dos corpos celestes; ii) um olhar mais crítico ao analisarem informações, muitas vezes de livros ou sites ditos confiáveis; iii) capacidade de aplicar o Princípio da Conservação do Momento Angular em outros contextos e iv) compreensão para aplicar a 3ª Lei de Kepler (Lei dos Períodos) ao cálculo da massa de corpos celestes, como a do Sol. Além disso, mediante a comparação entre o valor encontrado para a massa do Sol e o valor de referência para ela, fornecido pelo The Astronomical Almanac Online! do United States Naval Observatory (USNO), espera-se que os alunos sejam capazes de avaliar a possível compatibilidade da 3a Lei de Kepler com órbitas elípticas dentro de uma precisão pré-estabelecida, embora tal Lei seja demonstrada no ensino médio apenas para órbitas circulares. A estratégia didática utilizada foi a aula expositiva-dialogada. A metodologia empregada na análise dos dados obtidos, a partir dos cadernos de respostas e dos questionários de avaliação das propostas respondidos pelos alunos, foi essencialmente qualitativa cujos resultados corroboram com a existência de indícios de aprendizagem significativa e de que os demais objetivos tenham sido alcançados em diferentes graus.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAstronomiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectKeplerpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsequências didáticaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTDICpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectaprendizagem significativapt_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DAS LEIS DE KEPLERpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFISpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísicapt_BR
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