
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | ALVES, UBIRATAN SILVA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-14T13:20:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-14T13:20:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-11 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716217 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | É muito comum ver-se em várias situações do dia a dia as pessoas fazendo uma comparação entre inteligência e “burrice”, como se fosse possível dizer que se uma pessoa não é inteligente, é “burra”. Ou ainda que deixa de ser “burra” e se torna inteligente. Nas escolas também pode-se observar alunos sendo chamados de “burros” quando não conseguem fazer algo, resolver uma tarefa, completar uma atividade ou algo semelhante. O ato de ensinar, principalmente em se tratado de escolas, só será validado se o aprendiz, aprender, ou seja, de nada vale ensinar algo a alguém se este alguém não aprendeu, não incorporou conhecimentos, não entendeu nem compreendeu suas informações. Resumindo, não adianta nada haver ensino se não houver aprendizagem. Em se tratando de inteligência não se deve associar algum tipo de fracasso a falta ou a inexistência de inteligência partindo-se do pressuposto que, inteligência é uma capacidade e, portanto, pode ser melhorada com estudos, treinamentos, conversas e tantas outras ações. Nenhum ser humano pode ser considerado plenamente inteligente, ou seja, capaz de identificar e resolver problemas nas mais diferentes naturezas. Os seres humanos têm limitações e potenciais nas diferentes áreas da vida e por isso devem ser incentivados e colocados diante de situações que permitam a ele demonstrar suas capacidades. Esta obra faz um passeio histórico pelas diferentes abordagens e discussões sobre a temática da inteligência humana propondo a possibilidade de entender que somos um grande mosaico formado por várias capacidades, várias inteligências, umas mais desenvolvidas e outras nem tanto. Apresenta-se também um questionário perceptivo para identificação das inteligências onde cada um, ao preencher, poderá identificar quais as suas próprias capacidades mais desenvolvidas e aquelas menos desenvolvidas a partir do seu próprio referencial. A partir daí, fica inviável rotular um ser humano de inteligente (completo) ou “burro” (completo), pois sempre ter-se-á possibilidades de desenvolver mais as capacidades já desenvolvidas, bem como desenvolver capacidades menos desenvolvidas. Boa leitura! | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Inteligência | pt_BR |
| Título: dc.title | Inteligência: Ter ou não ser? (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Inteligência Ter ou não ser.pdf | 1,33 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/716217/1/Inteligência Ter ou não ser.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: