MINI AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA PARA O ENSINO DE CALOR E SUAS TRANSMISSÕES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Sandro Araujo da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-13T21:43:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-13T21:43:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-30-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716210-
Resumo: dc.description.abstractNesse trabalho foi desenvolvido como produto educacional um Mini Aquecedor Solar de Água (MASA) como um material didático potencialmente significativo. O produto educacional associado a esta dissertação compreende um manual de construção e um guia de aplicação voltado para o público do Ensino Médio, mas o MASA pode também ser útil e adequado ao Ensino Fundamental. O MASA foi concebido para poder ser trabalhado em sala de aula de forma prática para demonstrações e contextualização acerca do tema calor e suas transmissões. A originalidade da proposta do MASA em comparação com outros protótipos de aquecedor solar para fins didáticos é a sua portabilidade e possibilidade de ser utilizado dentro de classe. Sendo um dispositivo compacto, o MASA pode ser facilmente carregado por uma pessoa de uma sala para outra e, além da possibilidade de ser utilizado ao ar livre, exposto ao sol, pode também ser usado em classe com um soprador térmico como fonte de aquecimento da sua placa. Um objetivo específico do trabalho foi apresentar uma prática educativa que permitisse aos estudantes estabelecerem uma relação entre a teoria e a prática, relacionando os conceitos físicos com a sua aplicação prática no cotidiano. Quanto a estratégia para a coleta de dados para avaliação do produto utilizou-se a técnica da observação participante, por ser um meio eficaz para atender aos objetivos que se propõe a pesquisa. Além disso, foi elaborado, aplicado e analisado em questionário com perguntas abertas direcionadas a levantar os conceitos prévios do estudantes, as observações decorrentes da demonstração com o MASA. A reaplicação do questionário prévio após a aula com o MASA evidenciou que os alunos puderam reestruturar seus conceitos prévios sobre calor e suas transmissões. A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel foi a principal base teórica para a elaboração da proposta didática que acompanha o MASA.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAquecedor Solarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCalorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDemonstraçãopt_BR
Título: dc.titleMINI AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA PARA O ENSINO DE CALOR E SUAS TRANSMISSÕESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFISpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísicapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProFis


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons