SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA ATRAVÉS DE VÍDEO ANÁLISE BASEADA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Rafael Pinheiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-13T21:36:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-13T21:36:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-19-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716209-
Resumo: dc.description.abstractA proposta desta dissertação é apresentar o desenvolvimento de um produto educacional para ensinar Cinemática através de Vídeo análise utilizando o software Tracker para turmas do ensino médio. O produto educacional consiste em uma sequencia didática, que será conduzida por uma série de perguntas com o intuito de construir com os alunos, a partir da observação dos fenômenos e da experimentação, um modelo matemático dos movimentos tradicionalmente estudados no ensino médio. Para alicerçar o desenvolvimento deste produto, apresentamos uma breve fundamentação teórica sobre Cinemática, Aprendizagem Significativa e Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs). Essa proposta de trabalho foi levada à sala de aula e os resultados da aplicação são avaliados pela técnica de análise de conteúdo aplicado à sequencia didática. Acreditamos que o produto apresentado pode participar diretamente da formação das Competências e Habilidades dos alunos. Além disso, a realização da vídeo análise motivou os estudantes e foi possível perceber um maior envolvimento nas atividades, o que é prerrogativa fundamental para atingir se a aprendizagem significativa.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectUso de Vídeo Análisept_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrackerpt_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA ATRAVÉS DE VÍDEO ANÁLISE BASEADA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFISpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísicapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProFis


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons