Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Rafael Pinheiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-13T21:36:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-13T21:36:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-19 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716209 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A proposta desta dissertação é apresentar o desenvolvimento de um produto educacional para ensinar Cinemática através de Vídeo análise utilizando o software Tracker para turmas do ensino médio. O produto educacional consiste em uma sequencia didática, que será conduzida por uma série de perguntas com o intuito de construir com os alunos, a partir da observação dos fenômenos e da experimentação, um modelo matemático dos movimentos tradicionalmente estudados no ensino médio. Para alicerçar o desenvolvimento deste produto, apresentamos uma breve fundamentação teórica sobre Cinemática, Aprendizagem Significativa e Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs). Essa proposta de trabalho foi levada à sala de aula e os resultados da aplicação são avaliados pela técnica de análise de conteúdo aplicado à sequencia didática. Acreditamos que o produto apresentado pode participar diretamente da formação das Competências e Habilidades dos alunos. Além disso, a realização da vídeo análise motivou os estudantes e foi possível perceber um maior envolvimento nas atividades, o que é prerrogativa fundamental para atingir se a aprendizagem significativa. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Uso de Vídeo Análise | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tracker | pt_BR |
Título: dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA ATRAVÉS DE VÍDEO ANÁLISE BASEADA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFIS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProFis |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons