Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, José Silva dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-13T21:20:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-13T21:20:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-08-11 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716207 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalh o tem por finalidade despertar no aluno a predisposição para aprender de forma significativa, em conformidade com a Teoria da Aprendizagem Significativa de David P. Ausubel. Para isso, propomos como estratégia de ensino, o uso de atividades experimentais q ue devem ser realizadas antes da apresentação dos conteúdos aos alunos. Dessa forma, acreditamos que as atividades experimentais possam atuar como agente motivador, despertando a curiosidade do aluno através da observação direta do fenômeno, e como suporte (ancoragem) para a aprendizagem significativa dos conceitos relativos ao conteúdo que será aprendido. A sequência didática utilizada nest e trabalho foi desenvolvida para a aprendizagem dos principais conceitos e teorias relacionados aos fenômenos da refl exão e da refração da luz, presentes na óptica geométrica e aplicados no desenvolvimento de diversos dispositivos usados no cotidiano das pessoas. Com essa finalidade, foi montado um kit de materiais de baixo custo, acompanhado dos roteiros de montagem e a plicação, que permite a realização dos experimentos propostos, diretament e em sala de aula, sem a necessidade de um ambiente exclusivo. Desse modo, acreditamos que despertando a curiosidade do aluno para as aulas de física, por meio da experimentação, é p ossível criar as condições necessárias para que ele aprenda de forma mais prazerosa e significativa. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Óptica geométrica. Ativida | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Óptica geométrica. Ativida des experimentais. Aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | des experimentais. Aprendizagem s ignificativa | pt_BR |
Título: dc.title | ÓPTICA GEOMÉTRICA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFIS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProFis |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons