APLICAÇÃO DO MÉTODO GRÁFICO DAS COORDENADAS DE PIERRE LUCIE EM UMA AULA DE ENSINO MÉDIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBarroso, Fábio Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-13T21:08:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-13T21:08:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-19-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716204-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação apresenta um produto educacional que visa à aplicação do método gráfico das coordenadas criado pelo professor de Física Pierre Henri Lucie em uma aula sobre lentes delgadas esféricas de ensino médio, em alternativa ao método geométrico usado na obtenção da equação dos pontos conjugados. A aula está fundamentada nas teorias da aprendizagem significativa e no uso das tecnologias de informação e comunicação com o intuito de introduzir o tópico de forma mais dinâmica. Através da aplicação de um roteiro para o estudante, revisamos o conteúdo de formação de imagens em uma lente convergente utilizando o banco óptico virtual do aplicativo PhET para conectar o novo conteúdo com elementos já conhecidos pelos estudantes, ou seja, os chamados subsunsores. Na etapa seguinte, os alunos usam o software gratuito GeoGebra ou o papel milimetrado juntamente com os pontos obtidos no PhET e, desta forma, constroem a relação que leva a equação dos pontos conjugados de Gauss através do método gráfico das coordenadas. Como uma etapa complementar, um questionário é utilizado para que o aluno possa demonstrar se o conteúdo foi assimilado através desta atividade. Além disso, o relato das atividades realizadas e o depoimento de um professor mostraram o entusiasmo dos alunos assim como o interesse em utilizar as ferramentas disponibilizadas para concluir o trabalho proposto. Portanto, é possível concluir que o trabalho descrito nesta dissertação não só auxiliou na introdução do tópico, mas também levou a uma melhoria na inserção do assunto em sala de aula.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectensino de físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmétodo gráfico das coordenadaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectequação dos pontos conjugadospt_BR
Título: dc.titleAPLICAÇÃO DO MÉTODO GRÁFICO DAS COORDENADAS DE PIERRE LUCIE EM UMA AULA DE ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFISpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísicapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProFis


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons