USO DA FILOSOFIA E HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DAS 1ª E 2ª LEIS DE OHM

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Fabiano Quintino dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-13T21:06:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-13T21:06:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-07-01-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716203-
Resumo: dc.description.abstractCom o objetivo de criar um ambiente que propicie uma discussão filosófica incipiente dos conceitos físicos que são apresentados aos aprendizes da Educação Básica, abordaremos algumas correntes filosóficas que estão presentes nesses conceitos de uma forma geral, e em particular, no desenvolvimento das Leis de Ohm da eletricidade. Nosso trabalho baseia-se em uma discussão sobre a construção e o constante refinamento, ao longo dos anos, de duas formas de fazer ciência, isto é, a vertente do Empirismo, que tem como representante inicial, o Filósofo grego Aristóteles e em oposição ideológica aos ensinamentos do também Filósofo grego Platão que defendia o Racionalismo. Pretendemos, portanto, estabelecer um diálogo diante dessas duas formas de interpretar a natureza e reforçar para os alunos que, ao longo do tempo, esse diálogo entre diversas interpretações científicas não cessa, e o que existe é um contínuo refinamento das propostas de se explicar o mundo ao longo da História da humanidade. Destacaremos a proposta de Immanuel Kant que apresenta para o mundo uma visão singular de como fazer ciência, e sugere através de suas obras, entre outras coisas, a fusão entre o Racionalismo continental (René Descartes) e o Empirismo Britânico (Francis Bacon). Na sequência, pretendemos construir um entendimento mais amplo sobre a obra do Físico Alemão George Simon Ohm, que se notabilizou através das leis que recebem seu nome e são de grande importância dentro do ensino de física.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEmpirismo e Racionalismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLeis de Ohmpt_BR
Título: dc.titleUSO DA FILOSOFIA E HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DAS 1ª E 2ª LEIS DE OHMpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFISpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísicapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProFis


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons