USO DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO DE ELETROMAGNETISMO NO ENSINO MÉDIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMacedo, Robson Ancelme de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-13T19:00:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-13T19:00:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-29-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716199-
Resumo: dc.description.abstractNa sociedade atual, os conhecimentos que estão relacionados à área de ciências da natureza apresentam-se com certa importância, tanto no que diz respeito ao seu papel na compreensão sobre os equipamentos tecnológicos utilizados no dia-a-dia, quanto para uma melhor qualidade de vida. Esses conhecimentos também contribuem para maior participação social, além de melhorar a inserção do cidadão no mercado de trabalho, favorecendo o exercício da cidadania plena. A apropriação do conhecimento por parte dos alunos é marcada por desempenhos fracos constatados em exames nacionais e internacionais. E o ensino de ciências, e particularmente de física, desperta pouco interesse dos alunos. Nesse contexto, o ensino de física, e em particular o de Eletromagnetismo, encontram grandes desafios na sua execução, uma vez que os conceitos e fenômenos envolvidos são poucos intuitivos aos alunos, além de requerer grande capacidade de abstração. O ensino de física na educação básica apresenta excessivo conteúdo expositivo, permeado de cálculos matemáticos, dificultando a compreensão dos fenômenos em si. Além disso, as práticas experimentais que poderiam auxiliar numa aprendizagem potencialmente mais significativa, apresentam diversas dificuldades na sua execução. A fim de proporcionar uma metodologia mais participativa e motivadora aos estudantes, propomos a utilização de dispositivos confeccionados com materiais de baixo custo relativo, numa sequência de atividades pré-determinadas que proporcione aos estudantes, uma melhor visualização de alguns dos fenômenos eletromagnéticos, pretendendo-se, assim, uma aprendizagem potencialmente mais significativa. Como produto associado a esta Dissertação, elaboramos um documento a parte, que poderá ser utilizado por docentes do 3º ano do Ensino Médio, a fim de possibilitar a aplicação dessa proposta em sala de aula.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMateriais de Baixo Custopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExperimentaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEletromagnetismopt_BR
Título: dc.titleUSO DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO DE ELETROMAGNETISMO NO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFISpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísicapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProFis


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons