Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Macedo, Robson Ancelme de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-13T19:00:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-13T19:00:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-07-29 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716199 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Na sociedade atual, os conhecimentos que estão relacionados à área de ciências da natureza apresentam-se com certa importância, tanto no que diz respeito ao seu papel na compreensão sobre os equipamentos tecnológicos utilizados no dia-a-dia, quanto para uma melhor qualidade de vida. Esses conhecimentos também contribuem para maior participação social, além de melhorar a inserção do cidadão no mercado de trabalho, favorecendo o exercício da cidadania plena. A apropriação do conhecimento por parte dos alunos é marcada por desempenhos fracos constatados em exames nacionais e internacionais. E o ensino de ciências, e particularmente de física, desperta pouco interesse dos alunos. Nesse contexto, o ensino de física, e em particular o de Eletromagnetismo, encontram grandes desafios na sua execução, uma vez que os conceitos e fenômenos envolvidos são poucos intuitivos aos alunos, além de requerer grande capacidade de abstração. O ensino de física na educação básica apresenta excessivo conteúdo expositivo, permeado de cálculos matemáticos, dificultando a compreensão dos fenômenos em si. Além disso, as práticas experimentais que poderiam auxiliar numa aprendizagem potencialmente mais significativa, apresentam diversas dificuldades na sua execução. A fim de proporcionar uma metodologia mais participativa e motivadora aos estudantes, propomos a utilização de dispositivos confeccionados com materiais de baixo custo relativo, numa sequência de atividades pré-determinadas que proporcione aos estudantes, uma melhor visualização de alguns dos fenômenos eletromagnéticos, pretendendo-se, assim, uma aprendizagem potencialmente mais significativa. Como produto associado a esta Dissertação, elaboramos um documento a parte, que poderá ser utilizado por docentes do 3º ano do Ensino Médio, a fim de possibilitar a aplicação dessa proposta em sala de aula. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Materiais de Baixo Custo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Eletromagnetismo | pt_BR |
Título: dc.title | USO DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO DE ELETROMAGNETISMO NO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFIS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProFis |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons