Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Cibrão, Pedro Vitor Coelho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-13T18:53:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-13T18:53:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-11 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716198 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O intuito desse trabalho é propor um método de apoio ao processo ensinoaprendizagem de física, podendo, também, ser aplicado a outras disciplinas, com as devidas adaptações às suas realidades, através de uma metodologia envolvendo atividades investigativas. Essa proposta objetiva provocar um maior interesse pela ciência, melhorando a relação entre o conteúdo de sala de aula com a prática acadêmica, buscando associar a teoria com o cotidiano do aluno, além de atuar no desenvolvimento de competências como o aprimoramento da capacidade de trabalho em equipe, assim como aquelas relacionadas à investigação e compreensão. O método empregado proporciona uma melhoria da visão crítica do aluno, contribuindo para sua formação como cidadão. Como produto associado a esta pesquisa, elaboramos um documento a parte, voltado para uso por parte dos docentes da Educação Básica, do modo a facilitar a aplicação dessa proposta em sala de aula. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Atividade Investigativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Competências; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Construtivismo | pt_BR |
Título: dc.title | EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA EM ENSINO DE FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFIS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProFis |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons