Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Gomes, Vinicius Laurindo da Fraga | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-13T19:58:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-13T19:58:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-07-28 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716182 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O ensino de ciências e Física para os jovens internados no regime socioeducativo sofre limitações que vão desde necessidade de trabalhar em módulos, até impossibilidade de utilização de recursos e métodos usuais no ensino regular. Em particular o agrupamento de disciplinas em módulos faz com que a disciplina de Ciências e, consequentemente conteúdos de Física, não seja vista nos dois últimos módulos do Ensino Fundamental, deixando o aluno distante desses conteúdos quando ele entra no Ensino Médio. Visando complementar o ensino modular nos módulos correspondentes aos anos finais do Ensino Fundamental, foi construído como produto deste trabalho uma sequência de práticas de Física visando iniciar esse público nos conceitos e reflexões trazidos da Física. Na construção da sequência foram consideradas as limitações particulares a que este público está sujeito, a necessidade de prepará-los para a Física no Ensino Médio, bem como a inserção dos temas abordados no contexto de suas experiências cotidianas. Foram selecionadas práticas com materiais de fácil acesso sobre eletrostática, pressão, tensão superficial e calor, para as quais foram criadas um guia de estudos e um questionário de acompanhamento. O objetivo da sequência de práticas foi aguçar a curiosidade e despertar o interesse pelo estudo e pela Física num público com sérias deficiências e lacunas formativas. A ênfase na atividade experimental, além de associar a ciência Física com o seu lado de prático, possibilita que o jovem expresse suas habilidades construtivas e manuais, contribuindo para sua reaproximação com o estudo, tão importante para sua recuperação para a sociedade. Por meio do produto educacional aqui proposto, espera-se contribuir para a construção dos primeiros conceitos físicos da estrutura cognitiva desses jovens. Da mesma forma pretende-se fornecer aos professores que atuam no regime socioeducativo um recursos educacional para realizar sua prática docente de forma mais atraente, interessante e diversificada. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas demonstrativas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Socioeducação | pt_BR |
Título: dc.title | PRÁTICAS DE FÍSICA PARA ALUNOS DO REGIME SOCIOEDUCATIVO, ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFIS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProFis |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons