ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE FISSÃO E FUSÃO NUCLEAR PARA O ENSINO MÉDIO

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRamos, Suami João Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-13T19:55:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-13T19:55:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-06-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716181-
Resumo: dc.description.abstractEnergia é um dos temas mais importantes no estudo da Física no Ensino Básico. No atual currículo da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, o tema Energia é estudado em todo o segundo ano do Ensino Médio. No quarto bimestre são estudados particularmente os temas Energia Nuclear e Reações Nucleares. Neste contexto, nossa proposta está focada neste bimestre. A importância deste tema é marcante, haja vista as pesquisas para o desenvolvimento da Fissão Nuclear controlada, à época da Segunda Guerra Mundial, terem sido um marco na história da humanidade, pois culminaram com o lançamento das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, inaugurando, assim uma nova Era, a Era Nuclear. A Fusão Nuclear, por sua vez, é tema de pesquisas atuais devido especialmente, ao seu potencial de produção de energia e também é importante em outras áreas do conhecimento, pois em última análise, é a grande responsável pela existência e manutenção da vida em nosso planeta. Para o estudo deste importante tema da Física propomos a abordagem que preconiza o uso da Alfabetização Científica (AC). Dentro dessa proposta mesclamos aulas mais tradicionais, quase transmissivas, com explicações na lousa e aulas com experimentos em sala de aula e também o uso de programa de computador que usa simulações. Analisamos os aspectos éticos e políticos relativos a estas pesquisas, que tiveram seu ápice durante a Segunda Guerra Mundial, e realizamos um debate cujo tema provocava a discussão entre as relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. Com o uso da abordagem proposta pela AC, queremos colaborar para que os estudantes, além de consolidarem os conceitos de Fissão e Fusão Nuclear, tenham mais uma oportunidade de, através de seus estudos, se tornarem, cidadãos mais críticos, conscientes e participativos na sociedade na qual vivemos. Como produto associado a esta Dissertação, elaboramos um documento a parte, capaz de ser usado por docentes do Ensino Básico para aplicar essa proposta em sala de aula.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização Científicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFissão e Fusão Nuclearpt_BR
Título: dc.titleALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE FISSÃO E FUSÃO NUCLEAR PARA O ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFISpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísicapt_BR
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