Sequência didática multimídia para o ensino do efeito fotoelétrico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Ricardo Monteiro da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-13T18:56:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-13T18:56:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-08-28-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716179-
Resumo: dc.description.abstractA introdução de tópicos de física moderna no ensino médio já é uma realidade em praticamente todo país. No Estado do Rio de Janeiro, onde temos a adoção de um currículo mínimo, percebemos que esta introdução se dá de forma a privilegiar uma discussão conceitual, levando o aluno a refletir o mundo a sua volta e as tecnologias que estão presentes cada vez mais na sociedade. Muitas destas tecnologias são apoiadas em conceitos que envolvem conceitos de mecânica quântica, entre outros temas de física contemporânea. O uso de tecnologia de informação pelos alunos com seus “telefones inteligentes” abre espaço para introduzir ferramentas de tecnologia de informação no ensino de física, sobretudo o uso de simulações. Nesta dissertação apresentamos a elaboração de um produto educacional voltado ao ensino do efeito fotoelétrico no ensino médio através do uso do simulador PHET. O produto desenvolvido é uma sequência didática com questionários de levantamento de conhecimento prévio, leitura de material instrucional, pesquisa bibliográfica e realização de simulação, seguindo um roteiro de perguntas. Uma breve discussão sobre as bases teóricas que suportaram o desenvolvimento do produto é apresentada, bem como a metodologia empregada para a confecção do produto proposto. Descrevemos a aplicação do produto, bem como apresentamos uma avaliação do mesmo com a técnica de análise de conteúdo para as respostas dadas aos questionários e roteiros. O produto foi aplicado com sucesso e podemos inferir que sua utilização é viável, podendo ser uma boa opção para o ensino do efeito fotoelétrico.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEfeito Fotoelétricopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
Título: dc.titleSequência didática multimídia para o ensino do efeito fotoelétricopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFISpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísicapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProFis


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons