Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UniFOA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SOMBRA, Fernanda Leocádio Bitencourt; Paraiso Alves, Marcelo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-13T01:12:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-13T01:12:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Rotas ao sul: uma sequência didática para o ensino superior | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716138 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo emerge de dois movimentos complementares: primeiro, a aventura como um conteúdo que atualmente adentra as aulas de educação física escolar; segundo, a formação inicial de professores de Educação Física para atuar com o referido conteúdo: a aventura. Diante dos movimentos mencionados, este trabalho tem como centralidade a discussão das Práticas de Orientação na formação inicial de professores de licenciatura em Educação Física. Ao refletir sobre a formação dos docentes, fica-nos os seguintes questionamentos: os cursos de licenciatura em Educação Física privilegiam a Orientação como um conteúdo a ser inserido na formação inicial dos futuros egressos? Quais conceitos fundamentam as terminologias utilizadas para as Práticas de Orientação? Até que ponto tais noções dialogam com as múltiplas experiências que se materializam nos cotidianos escolares? Considerando o exposto, o estudo objetivou discutir as Práticas de Orientação como objeto de aprendizagem para formação de licenciandos em Educação Física. Na intenção de atingir o objetivo proposto, foram realizadas duas ações investigativas: primeiro, a análise documental das ementas dos cursos das disciplinas que desenvolvem o conteúdo da Aventura na região Metropolitana do Rio de Janeiro e na região Sul Fluminense do Estado do Rio de Janeiro. Segundo, foi realizada uma revisão integrativa, tendo as seguintes bases de dados como lócus de produção: Banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), ScIELO, LILACS e os anais do Congresso Brasileiro de Atividade de Aventura. Ao desvelar os dados percebemos que algumas produções fizeram a opção pelo uso do termo sugerido pela CBO, uma instituição que opera de modo a universalizar e padronizar a prática da Orientação, porém os mesmos trabalhos trazem indícios de rupturas com a lógica dominante. Nesse sentido, evidenciou-se uma lacuna, pois não encontramos uma noção que contemplasse a diversidade das práticas desenvolvidas nas escolas. Diante desse cenário, elaboramos uma Sequência Didática contemplando as Práticas de Orientação no Ensino Superior, intitulada Rotas ao Sul. Para finalizar, cabe frisar que, a referida sequência prioriza a noção de Práticas de Orientação, visto o seu enredamento à perspectiva decolonial. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 1.10 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas de Orientação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica | - |
Título: dc.title | Rotas ao sul: uma sequência didática para o ensino superior | - |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação Física | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Rotas ao sul.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/716138/2/Rotas ao sul.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons