Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - Ifac | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Cássia Andéia de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Amaral, Cledir de Araújo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-12T15:58:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-12T15:58:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Curso de Formação Continuada para Docentes sobre Práticas Metodológicas voltadas para Estudantes com Transtorno do Espectro Autista - TEA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716097 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A formação inicial dos professores não dá conta das constantes mudanças ocorridas em nossas salas de aula, o que impõe a necessidade de aperfeiçoamento de nossas atividades pedagógicas, para respondermos às demandas atuais de ensino. Conforme Azevedo et al. (2012), “a estrutura curricular dos cursos de graduação então desvinculados da realidade vivenciada pelos docentes em nossas escolas”. Desse modo, precisamos permanecer em contínuo estudo visando uma maior qualificação e aprimoramento das nossas práticas educativas (GATTI, 2010). A presente proposta de formação continuada de professores se configura como um artefato derivado do Produto Educacional desenvolvido no escopo de uma pesquisa de mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Acre – ProfEPT/Ifac. A realização da pesquisa foi motivada em razão de se observar o crescente número de matrículas de pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA nos vários níveis e modalidades de educação (ROSA et al., 2019), sendo esta uma condição ainda pouco conhecida entre alguns dos professores que atuam nos diferentes segmentos educacionais. Tal fato pode gerar obstáculos para implementação de processos inclusivos e a não garantia da permanência e êxito com uma educação de qualidade para esses estudantes (REMEDIO; ALVES, 2021). Pensando a necessidade de aprimoramento das práticas pedagógicas e a possibilidade de troca de experiências que visem o melhor atendimento aos estudantes com TEA propomos o Curso de Formação Continuada para Professores intitulado Curso de Formação Continuada para Docentes sobre Práticas Metodológicas voltadas para Estudantes com Transtorno do Espectro Autista – TEA, em sua versão original, o curso foi desenvolvido para ser realizado exclusivamente em ambiente virtual de aprendizagem (AVA) na Plataforma Moodle de ensino a distância do Ifac e destinado, inicialmente, aos docentes daquela instituição. Contudo, a considerar o potencial de abrangência que a referida formação continuada possibilita, desenvolvemos a presente proposta como espelho da versão disponível no AVA para ser realizada de forma híbrida, com estudos individuais - com acesso remoto aos conteúdos e propostas de atividades - e encontros presenciais de estudos coletivos - para discussão e construção de propostas de ensino adaptadas -, voltadas para docentes atuantes em diferentes instituições de ensino, tanto da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, como nas redes estaduais e municipais de ensino. Acreditamos que a execução do mesmo possibilitará aos participantes, além dos conhecimentos sobre conceitos, características e legislações atinentes ao tema, a possibilidade de dialogar com outros profissionais na busca e desenvolvimento de alternativas de práticas inclusivas para estudantes com TEA pautados em referenciais teóricos, especialmente a respeito das adaptações de atividades de ensino e de avaliação que favoreçam a aprendizagem de todos os estudantes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 20,5MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Continuada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Autismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas Educativas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Título: dc.title | Curso de Formação Continuada para Docentes sobre Práticas Metodológicas voltadas para Estudantes com Transtorno do Espectro Autista - TEA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto_Final_EduCapes.pdf | Formação Continuada TEA | 39,79 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/716097/2/Produto_Final_EduCapes.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons