Curso de Formação Continuada para Docentes sobre Práticas Metodológicas voltadas para Estudantes com Transtorno do Espectro Autista - TEA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - Ifacpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Cássia Andéia de Souza-
Autor(es): dc.contributor.authorAmaral, Cledir de Araújo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-12T15:58:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-12T15:58:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-12-
identificador: dc.identifier.otherCurso de Formação Continuada para Docentes sobre Práticas Metodológicas voltadas para Estudantes com Transtorno do Espectro Autista - TEApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716097-
Resumo: dc.description.abstractA formação inicial dos professores não dá conta das constantes mudanças ocorridas em nossas salas de aula, o que impõe a necessidade de aperfeiçoamento de nossas atividades pedagógicas, para respondermos às demandas atuais de ensino. Conforme Azevedo et al. (2012), “a estrutura curricular dos cursos de graduação então desvinculados da realidade vivenciada pelos docentes em nossas escolas”. Desse modo, precisamos permanecer em contínuo estudo visando uma maior qualificação e aprimoramento das nossas práticas educativas (GATTI, 2010). A presente proposta de formação continuada de professores se configura como um artefato derivado do Produto Educacional desenvolvido no escopo de uma pesquisa de mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Acre – ProfEPT/Ifac. A realização da pesquisa foi motivada em razão de se observar o crescente número de matrículas de pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA nos vários níveis e modalidades de educação (ROSA et al., 2019), sendo esta uma condição ainda pouco conhecida entre alguns dos professores que atuam nos diferentes segmentos educacionais. Tal fato pode gerar obstáculos para implementação de processos inclusivos e a não garantia da permanência e êxito com uma educação de qualidade para esses estudantes (REMEDIO; ALVES, 2021). Pensando a necessidade de aprimoramento das práticas pedagógicas e a possibilidade de troca de experiências que visem o melhor atendimento aos estudantes com TEA propomos o Curso de Formação Continuada para Professores intitulado Curso de Formação Continuada para Docentes sobre Práticas Metodológicas voltadas para Estudantes com Transtorno do Espectro Autista – TEA, em sua versão original, o curso foi desenvolvido para ser realizado exclusivamente em ambiente virtual de aprendizagem (AVA) na Plataforma Moodle de ensino a distância do Ifac e destinado, inicialmente, aos docentes daquela instituição. Contudo, a considerar o potencial de abrangência que a referida formação continuada possibilita, desenvolvemos a presente proposta como espelho da versão disponível no AVA para ser realizada de forma híbrida, com estudos individuais - com acesso remoto aos conteúdos e propostas de atividades - e encontros presenciais de estudos coletivos - para discussão e construção de propostas de ensino adaptadas -, voltadas para docentes atuantes em diferentes instituições de ensino, tanto da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, como nas redes estaduais e municipais de ensino. Acreditamos que a execução do mesmo possibilitará aos participantes, além dos conhecimentos sobre conceitos, características e legislações atinentes ao tema, a possibilidade de dialogar com outros profissionais na busca e desenvolvimento de alternativas de práticas inclusivas para estudantes com TEA pautados em referenciais teóricos, especialmente a respeito das adaptações de atividades de ensino e de avaliação que favoreçam a aprendizagem de todos os estudantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent20,5MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação Continuadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas Educativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Título: dc.titleCurso de Formação Continuada para Docentes sobre Práticas Metodológicas voltadas para Estudantes com Transtorno do Espectro Autista - TEApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPTpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados:
Produto_Final_EduCapes.pdfFormação Continuada TEA39,79 MBAdobe PDF/bitstream/capes/716097/2/Produto_Final_EduCapes.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons