OFICINA: APRENDENDO SOBRE GESTÃO DE PESSOAS POR MEIO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) EM UM AMBIENTE VIRTUAL

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acrept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCunha, Ana Cristina Melo Leite da-
Autor(es): dc.contributor.authorFarias, Cleilton Sampaio de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-12T14:03:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-12T14:03:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-09-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716077-
Resumo: dc.description.abstractCaro(a)leitor(a), Este produto educacional é resultado da pesquisa realizada durante o Mestrado Prossional em Educação Prossional e Tecnológica – ProfEPT, promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – Ifac. Ele foi elaborado pensando em você, professor, estudante, pesquisador ou curioso pelo ensino, que desejam otimizar sua práxis ou conhecer mais sobre a temática. Consiste em uma proposta de ensino ativa formulada a partir da Aprendizagem Baseada em Problemas que utiliza uma abordagem evolutiva voltada para a área de Administração, aqui descrita em formato de oficina. Todavia, seu roteiro pode ser adaptado para atender as necessidades do público-alvo, sendo possível ser executada também em disciplinas isoladas e em cursos. Além disso, seu modelo neste produto sugere a prática em um contexto virtual de aprendizagem, respondendo a inquietações emergidas com a pandemia da Covid-19 que assolou o mundo e trouxe mudanças significativas ao modo de lecionar. A oficina passou por avaliação de experts em metodologias ativas (ABP) e de Administração, bem como foi aplicada aos estudantes do Curso Técnico em Administração do Ifac, etapa em que contribuíram com a validação. Nesse sentido, a oficina seguiu as etapas de Elaboração, Aplicação e Reelaboração (EAR) de Guimarães e Giordan (2012; 2013). Outrossim, a método escolhido para a oficina baseou-se em Hung (2015) que traz o aparato científico para a Aprendizagem Baseada em Problemas e, Herreid (1998) e Sá e Queiroz (2010). Desejamos que tenha uma leitura estimulante e agradável, permeado(a) pela vontade de adquirir novos conhecimentos com o propósito de contribuir para uma educação de qualidade que contemple não apenas as necessidades do mundo do trabalho, mas que leve em consideração o desenvolvimento social e intelectual dos estudantes para uma formação integral!pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.227 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Baseada em Problemas. Administração. Gestão de Pessoas. Ambiente Virtual. Ensino Profissional e Tecnológico.pt_BR
Título: dc.titleOFICINA: APRENDENDO SOBRE GESTÃO DE PESSOAS POR MEIO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) EM UM AMBIENTE VIRTUALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado profissional em educação profissional e tecnológica - ProfEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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