Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Angela Caroline da Costa Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Melo, Sônia Pinto de Albuquerque Melo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-07T11:08:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-07T11:08:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | Documentário "Permanência e êxito estudantil: um olhar para o percurso escolar de estudantes do Ensino Médio Integrado do IFS - Campus Itabaiana" | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/715602 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho teve o objetivo de compreender as causas da evasão de ex-alunos evadidos e os motivos que dificultaram a permanência e o êxito de estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI) do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Itabaiana. A pesquisa foi realizada com discentes do 2º ano do EMI dos cursos de Agronegócio e Manutenção e Suporte em Informática e ex-alunos evadidos dos dois cursos citados do IFS – Campus Itabaiana. Para a realização do estudo, foram utilizados documentos externos e internos ao IFS: A CF (1988), LDB (1996), o ECA (1990) a Lei 11.892 (2008), o PNAES (2010), o Documento Orientador da evasão e retenção na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (2014), a PAE/IFS (2017), o Plano Estratégico Institucional para Permanência e Êxito dos estudantes do IFS (2016) e outros documentos. Constituíram, também, o referencial teórico, os textos dos autores Adilson Araújo e Cláudio da Silva (2017), Marise Ramos (2008), Saviani (1989/2007), Antonio Carlos Gil (2002/2008), Denise Silveira e Fernanda Córdova (2009), Dore e Luscher (2011), Bardin (2016), Crespo (2016), além desses, outros textos foram contemplados neste trabalho. Em relação à classificação da pesquisa, quanto à abordagem, foi quali-quantitativa, de natureza aplicada. Referente aos objetivos, foi descritiva e, quanto aos procedimentos técnicos: pesquisa bibliográfica e documental. Realizou-se a análise dos dados por meio da Estatística Descritiva, com base no autor Crespo (2016), e da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). O produto educacional elaborado foi o Documentário “Permanência e Êxito Estudantil: um olhar para o percurso escolar de estudantes do Ensino Médio Integrado do IFS – Campus Itabaiana”, que abordou informações acerca da trajetória escolar dos estudantes do 2º ano do EMI, destacando as dificuldades vivenciadas por eles no EMI e os motivos determinantes para permanência e êxito estudantil. A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que, principalmente, fatores pessoais, atrelados à vida pessoal dos estudantes, e fatores internos à Instituição de Ensino estão associados às dificuldades dos discentes e à evasão dos ex-estudantes e podem ser decisivos para desistência ou permanência dos alunos nos cursos em que estão vinculados. Este estudo colaborou para a compreensão das dificuldades enfrentadas por estudantes do EMI durante a vida acadêmica, bem como das causas da evasão escolar, que podem orientar o trabalho realizado pelas Instituições de Ensino no que se refere ao planejamento e desenvolvimento de ações direcionadas à permanência e ao êxito estudantil. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 38:09 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | mp4 | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Permanência e Êxito de Estudantes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Instituto Federal de Sergipe | pt_BR |
Título: dc.title | Documentário "Permanência e êxito estudantil: um olhar para o percurso escolar de estudantes do Ensino Médio Integrado do IFS - Campus Itabaiana" | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto da Dissertação do Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Vídeos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons