LÍNGUA PORTUGUESA: Saberes e práticas 

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorXimenes, Aldeniza de Oliveira-
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Andrey Luz-
Autor(es): dc.contributor.authorSousa, Aurilene Amaral-
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, Cristiane de Mesquita-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Elinelson Pinheiro de-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Elisa Maria Pinheiro de-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Ezilda Maciel da-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Fabíola Regina Damasceno dos-
Autor(es): dc.contributor.authorReis, Jaqueline de Andrade-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, José Roberto Alves da-
Autor(es): dc.contributor.authorGonçalves, Luanny Isabely da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorTeixeira, Lucilinda Ribeiro-
Autor(es): dc.contributor.authorCamelo, Marco Antônio da Costa-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Maria do Perpétuo Socorro Cardoso da-
Autor(es): dc.contributor.authorCravo, Maria José de Souza-
Autor(es): dc.contributor.authorSaldanha, Monise Campos-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Rafaela Costa dos-
Autor(es): dc.contributor.authorVale, Rosana Siqueira de Carvalho do-
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, Thamy Saraiva-
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Vívian de Sousa-
Autor(es): dc.contributor.authorPena, Waldinett Nascimento Torres-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-07T01:09:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-07T01:09:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-26-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/715597-
Resumo: dc.description.abstractEste livro é uma coletânea de artigos resultantes de pesquisas e de práticas em sala de aula, sobre o ensino da Língua Portuguesa. É uma obra relevante para quem tenha interesse no ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa que se transforma cotidianamente em virtude de os falantes estarem, continuamente, interagindo. Os espaços se modificam, o tempo acelera a e surgem tecnologias outras que propiciam o aparecimento de novas palavras, de novas maneiras de utilizá-las, por isso o ensino do idioma também deve seguir paralelamente ao que determina o modo como vivem os falantes de um idioma. Daí a importância de se observar o espaço sala-de -aula que já não pode ser o mesmo de tempos atrás. Os textos reunidos nesta obra falam de inovações que podem auxiliar docentes e discentes a uma prática mais moderna, interessante e voltada aos aparatos tecnológicos cabíveis ao processo ensino/aprendizagem do Português, visto que não cabe mais ensinar ou aprender a língua portuguesa exatamente como acontecia em outras décadas. O Corona vírus fez o mundo enfrentar uma pandemia ímpar que obrigou o homem a utilizar os recursos tecnológicos para continuar vivendo, assim, as escolas perderam seus muros e o computador passou a abrigar professores e alunos que precisavam a prender como acompanhar a modernização imposta pelas circunstâncias. Os capítulos aqui apresentados dão conta de mostrar a preocupação dos professores quanto à atualização dos métodos que utilizam para ensinar; no esforço que estão fazendo para que seus alunos se encantem com o aprendizado do idioma que falam, por isso as incessantes pesquisas para melhorarem suas práticas; por isso se transformaram em pessoas mais reflexivas que buscam colocar o aluno como protagonista em sala de aula que, hoje, pode estar dentro ou fora de muros.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaberespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas de ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino – Metodologiapt_BR
Título: dc.titleLÍNGUA PORTUGUESA: Saberes e práticas pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons