Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Dutra, Márcio Jacinto Vasconcellos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-06T21:03:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-06T21:03:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-02-29 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/715562 | - |
Resumo: dc.description.abstract | No Ensino Fundamental o ensino de Razão e Proporção é habitualmente realizado no sétimo ano de forma estanque, sem vinculações e aplicações em Física, como por exemplo, em Movimento Uniforme, conteúdo trabalhado no nono ano. Há uma dificuldade inerente do aprendiz em se apropriar dos conceitos fundamentais de forma significativa, que possibilite seu futuro emprego em outras situações. Neste trabalho objetivamos realizar o aprendizado de Razões e Proporções de forma significativa com uso de experimentação usando movimento uniforme. A experimentação proposta será fortemente lúdica, muito próxima da memória recente de vários alunos deste ano de escolaridade. Ainda assim o planejamento da atividade prática almeja possibilitar a aplicação dos conceitos em tela ao movimento uniforme, desmistificando assim a dificuldade deste conteúdo das aulas de Ciências do nono ano desta mesma etapa da educação básica. Os resultados mostram que os alunos do sétimo ano são, sim, capazes de aprender e apreender estes conceitos, bem como analisar questões básicas envolvendo movimento uniforme. De fato, percebe- se que um aluno deste ano, que compreende adequadamente os conceitos de Ra z ã o e P roporção, é também capaz de trabalhar com questões de movimento uniforme, vistas apenas no nono ano desta mesma etapa da Educação Básica. Como produto associado a esta Dissertação, elaboramos um documento a parte, capaz de ser usado por docentes do Ensino Básico para aplicar essa proposta em sala de aula. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Razão e Proporção | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento Uniforme | pt_BR |
Título: dc.title | O Ensino de Razão e Proporção no Ensino Fundamental usando Experimentos de Movimento Retilíneo Uniforme | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFIS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProFis |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons