O Ensino de Razão e Proporção no Ensino Fundamental usando Experimentos de Movimento Retilíneo Uniforme

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDutra, Márcio Jacinto Vasconcellos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-06T21:03:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-06T21:03:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-02-29-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/715562-
Resumo: dc.description.abstractNo Ensino Fundamental o ensino de Razão e Proporção é habitualmente realizado no sétimo ano de forma estanque, sem vinculações e aplicações em Física, como por exemplo, em Movimento Uniforme, conteúdo trabalhado no nono ano. Há uma dificuldade inerente do aprendiz em se apropriar dos conceitos fundamentais de forma significativa, que possibilite seu futuro emprego em outras situações. Neste trabalho objetivamos realizar o aprendizado de Razões e Proporções de forma significativa com uso de experimentação usando movimento uniforme. A experimentação proposta será fortemente lúdica, muito próxima da memória recente de vários alunos deste ano de escolaridade. Ainda assim o planejamento da atividade prática almeja possibilitar a aplicação dos conceitos em tela ao movimento uniforme, desmistificando assim a dificuldade deste conteúdo das aulas de Ciências do nono ano desta mesma etapa da educação básica. Os resultados mostram que os alunos do sétimo ano são, sim, capazes de aprender e apreender estes conceitos, bem como analisar questões básicas envolvendo movimento uniforme. De fato, percebe- se que um aluno deste ano, que compreende adequadamente os conceitos de Ra z ã o e P roporção, é também capaz de trabalhar com questões de movimento uniforme, vistas apenas no nono ano desta mesma etapa da Educação Básica. Como produto associado a esta Dissertação, elaboramos um documento a parte, capaz de ser usado por docentes do Ensino Básico para aplicar essa proposta em sala de aula.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRazão e Proporçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExperimentaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMovimento Uniformept_BR
Título: dc.titleO Ensino de Razão e Proporção no Ensino Fundamental usando Experimentos de Movimento Retilíneo Uniformept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFISpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísicapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProFis


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons