USO DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE CONCEITOS DE FORÇA E MOVIMENTO NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Gláucia Martins Ricardo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-06T20:49:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-06T20:49:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-08-26-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/715559-
Resumo: dc.description.abstractO ensino de física para o ensino fundamental vem sendo muito discutido ao longo dos últimos anos tanto no Ensino Fundamental I 1 o ao 5 o ano quanto para o Ensino Fundamental II 6 o ao 9 o ano. Neste último segmento, a física frequentemente é apresentada no 9 o ano, de forma independente, dividindo espaço com a química na disciplina de ciências. Em geral preterida frente a química, por questão de preferência ocasionada pela form ação do professor de ciências, é nesta fase que os alunos têm, ou deveriam ter, o primeiro contato com os conceitos fundamentais da mecânica newtoniana. Não raro, os alunos apresentam dificuldades em superar concepções aristotélicas, muito presentes no sen so comum, a que o adolescente está inserido desde a tenra infância. Por outro lado, o uso, por estes alunos, de tecnologias de informação (TI) através de celulares, tablets e computadores, cada vez mais frequentes na escola, permite explorarmos esta realid ade em que a atual geração de estudantes está inserida, para inovarmos na prática docente. Tendo este panorama em mente, esta dissertação apresenta o desenvolvimento de um produto educacional com o uso do simulador PHET no ensino de noções de mecânica para o 9 o ano do ensino fundamental. O produto consiste em um roteiro de atividades a serem realizadas pelos alunos através da observação da simulação. Duas abordagens são exploradas: uma em que o aluno realiza a simulação em um laboratório de informática e ou tra em que o professor realiza a simulação e o aluno acompanha através de um projetor multimídia. Um manual de aplicação detalhado é fornecido juntamente com o produto. Para descrever o desenvolvimento deste produto, apresentamos uma breve fundamentação te órica que discute o uso de simulações sob a ótica da aprendizagem significativa de Ausubel. Descrevemos a metodologia utilizada para montagem, aplicação e avaliação do produto. O produto foi aplicado em turmas da pesquisadora bem como por uma outra profess ora de ciências. Os resultados da aplicação são avaliados pela técnica de análise de conteúdoaplicado aos roteiros, bem como através de questionário de sondagem aplicados aos alunos e uma entrevista com a professora colaboradora. O produto se mostrou de f ácil aplicação e os resultados mostram a viabilidade do uso do mesmo nas aulas de física par o 9 o ano do ensino fundamental.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectuso de simulaçõespt_BR
Palavras-chave: dc.subject9º ano do ensinopt_BR
Título: dc.titleUSO DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE CONCEITOS DE FORÇA E MOVIMENTO NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFISpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísicapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProFis


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons