Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Thays Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-05T11:12:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-05T11:12:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/715484 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Com o desenvolvimento da sociedade contemporânea, diversas mudanças têm acontecido nas formas de vida e de trabalho. Nesse sentido, existe uma crescente tendência por um aprimoramento do conhecimento em diferentes esferas: pessoal, ambiental, profissional e social. Considerando esse cenário, é necessário repensar como o ensino formal se dará, levando em consideração quais qualidades e competências estão sendo priorizadas na educação de nossos alunos, bem como se atentar para a formação cidadã e profissional deles. Nessa perspectiva, a utilização de metodologias ativas no ensino básico possibilita um desenvolvimento mais consonante com as demandas do mundo contemporâneo, uma vez que nestas o aluno se torna sujeito ativo na construção de seu conhecimento. Tendo isso em mente, a metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) se apresenta como um meio pelo qual os alunos podem se desenvolver em diferentes esferas de saber. A metodologia se baseia em uma questão geradora que é fundamentada em problemas relevantes socialmente e para a realidade de trabalho, na ABP os estudantes fazem parte de todas etapas dos projetos e são sujeitos ativos em seus processos de ensino e aprendizagem. Essa pesquisa teve como objetivo analisar como se deu o desenvolvimento de diferentes tipos de conteúdo; procedimentais, atitudinais e conceituais, para disciplina de Física em turmas da terceira série do Ensino Médio no contexto de uma escola da rede pública de educação do estado do Espírito Santo. Como um resultado desse trabalho, foi produzido um guia instrucional para outros professores conhecerem, adaptarem e aplicarem a metodologia da ABP. A pesquisa se configura como uma pesquisa-ação, uma vez que, tanto eu como professora pesquisadora, quanto os alunos como sujeitos da pesquisa, construímos e participamos das etapas de 9 planejamento, execução e análise de dados. Os resultados apontaram que: as dificuldades em relação a material de trabalho, tempo de aula e infraestrutura foram contornadas e não impediram o andamento do projeto; que o uso da metodologia foi muito positivo, uma vez que permitiu a professora ser mais criativa no meu trabalho docente e proporcionou aos alunos uma experiência diferenciada; propiciou o desenvolvimento da autonomia dos alunos na tomada de decisões e permitiu o desenvolvimento de diferentes tipos de conteúdo, em especial os procedimentais e atitudinais; além disso, possibilitou a participação dos estudantes em eventos de divulgação científica. O tema principal dos projetos desenvolvidos durante a pesquisa foi a Energia Elétrica e seus usos. Para além do tema, os alunos, no desenvolver das atividades, usaram saberes relacionados aos conteúdos de ondulatória, processos de transmissão de calor e mecânica clássica para elaborarem e desenvolverem suas ideias. Essa forma de trabalho contribuiu para o desenvolvimento de uma visão mais ampla e menos compartimentada a respeito do conceito de energia e suas transformações, bem como uma ideia mais completa e consciente sobre as formas como usamos e como poderíamos usar a energia elétrica de maneira mais eficiente. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias ativas, Aprendizagem Baseada em Projetos, Tipologia de conteúdo, Energia Elétrica | pt_BR |
Título: dc.title | Aprendizagem Baseada em Projetos no ensino de Física: Uma experiência em torno da temática da eletricidade | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA - PPGEnFis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional MNPEF Thays Ferreira Souza.pdf | Produto Educacional - Thays Ferreira Souza | 5,22 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/715484/2/Produto Educacional MNPEF Thays Ferreira Souza.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons