PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ELETROSTÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO UTILIZANDO EXPERIMENTOS E SIMULADORES INSPIRADA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFESpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMardegan, Vinicius Teixeira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-05T11:08:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-05T11:08:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-05-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/715483-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho traz uma proposta de sequência didática, sobre os principais conceitos de eletrostática, para uma turma do 3° ano do Ensino Médio. Para a construção desta sequência, nos inspiramos na Teoria da Aprendizagem Significativa utilizando diferentes instrumentos. O principal objetivo deste trabalho é além de desenvolver, aplicar e analisar esta sequência, afim de verificarmos se a mesma auxiliou os estudantes em uma aprendizagem potencialmente significativa dos conceitos de eletrostática, buscando correlacionar teoria e prática. Para a coleta de dados, aplicamos um pré-teste, afim de analisarmos os conhecimentos prévios dos estudantes. Esta primeira análise nos mostrou que parte dos estudantes descreveram parcialmente alguns conceitos de Eletrostática, com isso utilizamos alguns destes conceitos como potenciais organizadores prévios. Após a aplicação do pré-teste, elaboramos e aplicamos a sequência de aulas que foi composta de 9 aulas de 55 minutos e dividimos a aplicação desta sequência nas seguintes etapas: levantamento de conhecimentos prévios, discussão inicial sobre os conceitos mais gerais da eletrostática, aprofundamento dos conceitos inicialmente discutidos, pós teste e pesquisa de opinião. Durante a aplicação utilizamos diferentes instrumentos (textos, simuladores e experimentos). A respeito dos experimentos construímos e utilizamos uma Bobina de Tesla e um Para-raios. Por fim, com a aplicação do pós-teste nossa intenção foi de verificarmos se a sequência foi capaz de potencializar nos alunos a compreensão dos principais conceitos de Eletrostática. Os resultados mostram que houve melhora no percentual de acerto no pós-teste quando comparado ao pré-teste, o que pode indicar que houve uma aprendizagem potencialmente significativa de alguns conceitos discutidos.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTeoria da Aprendizagem Significativa – Ausubel / Moreira;Eletrostática;PhET;Experiência de Van de Graaff;Bobina de Tesla;Para- raios.pt_BR
Título: dc.titlePROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ELETROSTÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO UTILIZANDO EXPERIMENTOS E SIMULADORES INSPIRADA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA - PPGEnFispt_BR
Aparece nas coleções:Ensino

Arquivos associados:
Produto Educacional - Vinicius Mardegan.pdfProduto Educacional - Vinicius Teixeira Mardegan3.19 MBAdobe PDF/bitstream/capes/715483/2/Produto Educacional - Vinicius Mardegan.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons