Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Neves, Miranda Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-05T10:51:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-05T10:51:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/715481 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Trata-se de estudo que tem como objetivo geral a inclusão do aluno com deficiência intelectual na escola de ensino médio regular, com foco na disciplina de física mediando uma participação ativa no processo de ensino/aprendizagem a todos os estudantes. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa sobre o ensino/aprendizado do fenômeno da propagação retilínea da luz, com incentivo à colaboração entre os estudantes do terceiro ano do ensino médio da escola EEEFM Huney Everest Piovesan (localizada em Cariacica/ES). A produção de dados ocorreu em 6 aulas, com duração de duas horas cada, assim que foi possibilitado o retorno presencial ao ensino público estadual em 2020, em meio à pandemia provocada pelo coronavírus (COVID 19). Participaram das aulas uma média de 12 alunos, entre eles um estudante com deficiência física, dois com deficiência intelectual e um com Transtorno do Espectro Autista. Nos aproximamos dos participantes por meio de rodas de conversa, através das quais abordamos o cotidiano dos discentes e seu conhecimento sobre o fenômeno físico estudado, bem como promovemos experimentos que tratavam do assunto. Os dados foram registrados por meio de diário de bordo, fotografias, desenhos e respostas escritas dos alunos alfabetizados. Para conhecer um pouco mais do cotidiano dos alunos com deficiência, procedemos com visita domiciliar e roda de conversa com a família de um aluno com deficiência física e de um com deficiência intelectual. O referencial teórico mostrou maior aproximação com os estudos de Lev Semeniviche Vygotsky, Paulo Freire, Michel Foucault e Philippe Meirieu. O estudo foi marcado pela problematização de práticas excludentes e segregadoras em relação à pessoa com deficiência. Os resultados apontam que é possível a adoção de estratégias que garantam a acessibilidade no ensino de física, por via de práticas de ensino/aprendizado colaborativas e diversificadas, que levaram à elaboração de um produto educativo. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade;Deficiência intelectual;Ensino de física;Inclusão. | pt_BR |
Título: dc.title | Desafios ao Ensino da Física: acessibilidade e inclusão | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA - PPGEnFis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional - Miranda Ferreira.pdf | Produto Educacional - Miranda Ferreira Neves | 26,58 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/715481/2/Produto Educacional - Miranda Ferreira.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons