Desafios ao Ensino da Física: acessibilidade e inclusão

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFESpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNeves, Miranda Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-05T10:51:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-05T10:51:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-05-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/715481-
Resumo: dc.description.abstractTrata-se de estudo que tem como objetivo geral a inclusão do aluno com deficiência intelectual na escola de ensino médio regular, com foco na disciplina de física mediando uma participação ativa no processo de ensino/aprendizagem a todos os estudantes. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa sobre o ensino/aprendizado do fenômeno da propagação retilínea da luz, com incentivo à colaboração entre os estudantes do terceiro ano do ensino médio da escola EEEFM Huney Everest Piovesan (localizada em Cariacica/ES). A produção de dados ocorreu em 6 aulas, com duração de duas horas cada, assim que foi possibilitado o retorno presencial ao ensino público estadual em 2020, em meio à pandemia provocada pelo coronavírus (COVID 19). Participaram das aulas uma média de 12 alunos, entre eles um estudante com deficiência física, dois com deficiência intelectual e um com Transtorno do Espectro Autista. Nos aproximamos dos participantes por meio de rodas de conversa, através das quais abordamos o cotidiano dos discentes e seu conhecimento sobre o fenômeno físico estudado, bem como promovemos experimentos que tratavam do assunto. Os dados foram registrados por meio de diário de bordo, fotografias, desenhos e respostas escritas dos alunos alfabetizados. Para conhecer um pouco mais do cotidiano dos alunos com deficiência, procedemos com visita domiciliar e roda de conversa com a família de um aluno com deficiência física e de um com deficiência intelectual. O referencial teórico mostrou maior aproximação com os estudos de Lev Semeniviche Vygotsky, Paulo Freire, Michel Foucault e Philippe Meirieu. O estudo foi marcado pela problematização de práticas excludentes e segregadoras em relação à pessoa com deficiência. Os resultados apontam que é possível a adoção de estratégias que garantam a acessibilidade no ensino de física, por via de práticas de ensino/aprendizado colaborativas e diversificadas, que levaram à elaboração de um produto educativo.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAcessibilidade;Deficiência intelectual;Ensino de física;Inclusão.pt_BR
Título: dc.titleDesafios ao Ensino da Física: acessibilidade e inclusãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA - PPGEnFispt_BR
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