Sequência de ensino investigativa Energia mecânica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFESpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBodevan, Jéssica Adriane de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-05T10:45:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-05T10:45:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-05-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/715480-
Resumo: dc.description.abstractReferenciais teóricos discutem a importância de uma ressignificação do ensino de ciências para uma nova visão do mundo que permeia o estudante. Nessa perspectiva, alguns estudos problematizam que ensinar ciências requer um planejamento que sobressaia o conteúdo conceitual e incorporem ideias do pensamento científico. Isso evidencia que devemos ensinar não apenas o conteúdo, mas inserir os discentes no universo da ciência de modo que ao observar os fenômenos da natureza, eles consigam construir suas hipóteses, criar suas ideias e organizá-las, procurando compreender o fenômeno observado pela lente da ciência. O ensino por investigação perpassa uma concepção de educação científica que se aproxima do agir, fazer e pensar científicos, articulando a construção de conceitos ao desenvolvimento de práticas científicas e epistêmicas. Nesse sentido buscamos responder: “Como o ensino por investigação pode contribuir para a aprendizagem de conceitos de Energia Mecânica e aproximar os estudantes da cultura científica?”. Temos como objetivo analisar o processo de construção de conceitos associados à Energia Mecânica e ao desenvolvimento de práticas epistêmicas e científicas em uma sequência de ensino investigativa. O estudo é qualitativo e do tipo interventivo, isto é, uma pesquisa aplicada e que possui interferências (durante a aplicação) do professor pesquisador. O trabalho foi desenvolvido com estudantes da primeira série do ensino médio regular em uma escola pública estadual do Estado do Espírito Santo. As análises foram realizadas por meio da interpretação das interações discursivas gravadas em áudio e vídeo, além da produção escrita dos estudantes das atividades realizadas. Os resultados indicam que as aulas realizadas durante a SEI possuem características típicas de aulas investigativas e que essas atividades promoveram o desenvolvimento de práticas típicas da cultura científica, como proposição e comunicação de ideias, teste de hipóteses e construção de explicações pelos estudantes. Outro resultado apresentado é a ampliação de sentidos relacionada a conceitos como energia cinética e potencial gravitacional durante o desenvolvimento da sequência. Essa pesquisa gerou um produto educacional, que é a própria SEI.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent33,9MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por Investigação;Construção de conceitos;Práticas epistêmicas e científicas;Energia Mecânicapt_BR
Título: dc.titleSequência de ensino investigativa Energia mecânicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA - PPGEnFispt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons