Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Edna de Souza da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-05T10:29:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-05T10:29:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/715479 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Analisa-se numa pesquisa de abordagem quali-quantitativa os resultados da aplicação de uma proposta de ensino sobre a estrutura da matéria para o Ensino Médio, como foco na evolução dos modelos atômicos ao longo do tempo. O referencial teórico usado é a Teoria de Aprendizagem Significativa atribuída a David Ausubel. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Ceciliano Abel de Almeida”, com duas turmas da terceira série do Ensino Médio, através da aplicação de uma sequência didática baseada numa Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, segundo Marco Antônio Moreira. Para o desenvolvimento metodológico, utilizou-se diversos recursos e estratégias didáticas para motivar os estudantes, tais como textos, jogos e filmes. Após a aplicação da sequência didática, os resultados dos testes, a análise dos mapas conceituais, bem como a interação e participação dos alunos, forneceram indícios de aprendizagem significativa e de que o material utilizado é potencialmente significativo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5,5MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Significativa. UEPS. Modelos Atômicos. O Modelo Padrão de Física de Partículas | pt_BR |
Título: dc.title | UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA ENSINAR: A ESTRUTURA DA MATÉRIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA - PPGEnFis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional - Edna de Souza da Silva.pdf | Produto Educacional - Edna de Souza da Silva | 5,59 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/715479/2/Produto Educacional - Edna de Souza da Silva.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons