Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Coelho, Raphael Furtado | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-05T10:18:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-05T10:18:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/715478 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Neste trabalho, apresentamos uma proposta para o ensino introdutório das radiações, mediante à realização de estudos sobre os benefícios e riscos gerados por elas. Para isso, desenvolvemos uma Sequência de Ensino com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade (SECTS), que foi articulada a uma perspectiva investigativa e desenvolvida com vinte estudantes da primeira série do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Cachoeiro de Itapemirim. Esta sequência de ensino, apresentando pressupostos da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), possibilitou a articulação de conceitos da Física das Radiações, com temas de relevância sociocientífico. A Pesquisa-Intervenção escolhida como delineamento metodológico, foi aplicada na forma de um projeto de complementação de ensino, na qual os dados produzidos e coletados através dos relatos em diários de campo, gravações de áudio e vídeo e demais produções escritas, possibilitaram evidenciar apropriações das aprendizagens atitudinal e procedimental como: a valorização das abordagens científicas dos problemas propostos, os posicionamentos críticos e reflexivos diante das situações- problema, a estruturação de ideias por meio de linguagem escrita ou linguagem oral, a utilização de modelos para interpretar os temas propostos e formulação de hipóteses. Além dessas aprendizagens, evidências de apropriações conceituais sobre radiação, como: radiação ionizante e não ionizante, decaimento radioativo, energia da radiação eletromagnética e corpuscular, entre outras, foram constatadas nas análises dos dados coletados nesta pesquisa. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Radiação;ensino de física;enfoque CTS;perspectiva investigativa;pesquisa-intervenção;aprendizagens atitudinal;procedimental e conceitual | pt_BR |
Título: dc.title | Uma proposta didática para o estudo dos benefícios e riscos das radiações | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto - Raphael Furtado Coelho - Raphael Coelho.pdf | Produto Educacional - Raphael Furtado Coelho | 3,76 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/715478/2/Produto - Raphael Furtado Coelho - Raphael Coelho.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons