Uma proposta didática para o estudo dos benefícios e riscos das radiações

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFESpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCoelho, Raphael Furtado-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-05T10:18:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-05T10:18:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-05-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/715478-
Resumo: dc.description.abstractNeste trabalho, apresentamos uma proposta para o ensino introdutório das radiações, mediante à realização de estudos sobre os benefícios e riscos gerados por elas. Para isso, desenvolvemos uma Sequência de Ensino com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade (SECTS), que foi articulada a uma perspectiva investigativa e desenvolvida com vinte estudantes da primeira série do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Cachoeiro de Itapemirim. Esta sequência de ensino, apresentando pressupostos da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), possibilitou a articulação de conceitos da Física das Radiações, com temas de relevância sociocientífico. A Pesquisa-Intervenção escolhida como delineamento metodológico, foi aplicada na forma de um projeto de complementação de ensino, na qual os dados produzidos e coletados através dos relatos em diários de campo, gravações de áudio e vídeo e demais produções escritas, possibilitaram evidenciar apropriações das aprendizagens atitudinal e procedimental como: a valorização das abordagens científicas dos problemas propostos, os posicionamentos críticos e reflexivos diante das situações- problema, a estruturação de ideias por meio de linguagem escrita ou linguagem oral, a utilização de modelos para interpretar os temas propostos e formulação de hipóteses. Além dessas aprendizagens, evidências de apropriações conceituais sobre radiação, como: radiação ionizante e não ionizante, decaimento radioativo, energia da radiação eletromagnética e corpuscular, entre outras, foram constatadas nas análises dos dados coletados nesta pesquisa.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectRadiação;ensino de física;enfoque CTS;perspectiva investigativa;pesquisa-intervenção;aprendizagens atitudinal;procedimental e conceitualpt_BR
Título: dc.titleUma proposta didática para o estudo dos benefícios e riscos das radiaçõespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICApt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons