Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora Uniesmero | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silveira, Jader Luís da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-01T21:28:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-01T21:28:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | História Interfaces entre Memórias e Transformações - Volume 2 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/715380 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A História é uma ciência que estuda a vida do homem através do tempo. Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo. A História é feita por homens, mulheres, crianças, ricos e pobres; por governantes e governados, por dominantes e dominados, pela guerra e pela paz, por intelectuais e principalmente pelas pessoas comuns, desde os tempos mais remotos. A história está presente no cotidiano e serve de alerta à condição humana de agente transformador do mundo. Ao estudar a História nos deparamos com o que os homens foram e fizeram, e isso nos ajuda a compreender o que podemos ser e fazer. Assim, a história é a ciência do passado e do presente, mas o estudo do passado e a compreensão do presente não acontecem de uma forma perfeita, pois não temos o poder de voltar ao passado e ele não se repete. Por isso, o passado tem que ser “recriado”, levando em consideração as mudanças ocorridas no tempo. As informações recolhidas no passado não servirão ao presente se não forem recriadas, questionadas, compreendidas e interpretadas. A História não se resume à simples repetição dos conhecimentos acumulados. Ela deve servir como instrumento de conscientização dos homens para a tarefa de construir um mundo melhor e uma sociedade mais justa. O estudo da História é, além disso, uma importante ferramenta de avanço no processo civilizacional – um ponto relevante que vale para todos os componentes escolares e para o conhecimento em geral. O que seria da humanidade se, a cada problema colocado pela conjuntura política, pelos anseios sociais ou mesmo pela pesquisa científica, os homens iniciassem a busca pela resposta a partir do zero? A História preserva questões e respostas que já foram elaboradas e esmiuçadas no passado e que podem servir como ponto de partida para uma discussão mais bem fundamentada e profícua. Esta obra foi concebida diante artigos científicos especialmente selecionados por pesquisadores da área. Os conteúdos apresentam considerações pertinentes sobre os temas abordados diante o meio de pesquisa e/ou objeto de estudo. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 5326 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interfaces | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memórias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transformações | - |
Título: dc.title | História: Interfaces entre Memórias e Transformações - Volume 2 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons