História: Interfaces entre Memórias e Transformações - Volume 2

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Uniesmero-
Autor(es): dc.contributor.authorSilveira, Jader Luís da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-01T21:28:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-01T21:28:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-01-
identificador: dc.identifier.otherHistória Interfaces entre Memórias e Transformações - Volume 2-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/715380-
Resumo: dc.description.abstractA História é uma ciência que estuda a vida do homem através do tempo. Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo. A História é feita por homens, mulheres, crianças, ricos e pobres; por governantes e governados, por dominantes e dominados, pela guerra e pela paz, por intelectuais e principalmente pelas pessoas comuns, desde os tempos mais remotos. A história está presente no cotidiano e serve de alerta à condição humana de agente transformador do mundo. Ao estudar a História nos deparamos com o que os homens foram e fizeram, e isso nos ajuda a compreender o que podemos ser e fazer. Assim, a história é a ciência do passado e do presente, mas o estudo do passado e a compreensão do presente não acontecem de uma forma perfeita, pois não temos o poder de voltar ao passado e ele não se repete. Por isso, o passado tem que ser “recriado”, levando em consideração as mudanças ocorridas no tempo. As informações recolhidas no passado não servirão ao presente se não forem recriadas, questionadas, compreendidas e interpretadas. A História não se resume à simples repetição dos conhecimentos acumulados. Ela deve servir como instrumento de conscientização dos homens para a tarefa de construir um mundo melhor e uma sociedade mais justa. O estudo da História é, além disso, uma importante ferramenta de avanço no processo civilizacional – um ponto relevante que vale para todos os componentes escolares e para o conhecimento em geral. O que seria da humanidade se, a cada problema colocado pela conjuntura política, pelos anseios sociais ou mesmo pela pesquisa científica, os homens iniciassem a busca pela resposta a partir do zero? A História preserva questões e respostas que já foram elaboradas e esmiuçadas no passado e que podem servir como ponto de partida para uma discussão mais bem fundamentada e profícua. Esta obra foi concebida diante artigos científicos especialmente selecionados por pesquisadores da área. Os conteúdos apresentam considerações pertinentes sobre os temas abordados diante o meio de pesquisa e/ou objeto de estudo.-
Tamanho: dc.format.extent5326-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectHistória-
Palavras-chave: dc.subjectInterfaces-
Palavras-chave: dc.subjectMemórias-
Palavras-chave: dc.subjectTransformações-
Título: dc.titleHistória: Interfaces entre Memórias e Transformações - Volume 2-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacional-
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