Educação: Saberes em Movimento, Saberes que Movimentam I

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Artemispt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCardoso, Teresa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-01T18:38:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-01T18:38:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.editoraartemis.com.br/livro/2885/-
identificador: dc.identifier.otherEducação Saberes em Movimento, Saberes que Movimentam Ipt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/715354-
Resumo: dc.description.abstractO primeiro volume da Educação: Saberes em Movimento, Saberes que Movimentam, publicado pela Editora Artemis, é inspirado na inclusão, perspetivada sob diferentes prismas, simultaneamente complementares, desde pontos de vista macro (e.g. “políticas públicas”), meso (e.g. “escola”) e micro (e.g. “aula”), porém com enfoque no ensino superior. De facto, nos textos que compõem os quinze capítulos deste livro, é possível encontrar o fio condutor do “Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4: Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”1. Em particular, e retomando o enfoque assinalado, na maioria dos estudos aqui apresentados, podemos ler contributos para “assegurar a igualdade de acesso de todos os homens e mulheres a educação técnica, profissional e superior de qualidade, [...], incluindo à universidade”1. Paralelamente, através deles podemos percorrer Saberes em Movimento para “eliminar as disparidades de género na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, povos indígenas e crianças em situação de vulnerabilidade”1. Por último, na trilha sugerida, podemos descobrir Saberes que Movimentam para “[c]onstruir e melhorar as infraestruturas escolares apropriadas [...] que proporcionem ambientes de aprendizagem seguros e não violentos, inclusivos e eficazes para todos”. Sintetizando, a Educação compreende a ação, nela nos envolvendo; que possamos, pois, implicar-nos com e nesses Saberes em Movimento, Saberes que Movimentam, nomeadamente rumo à inclusão. Teresa Cardosopt_BR
Tamanho: dc.format.extent8.815 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Idioma: dc.language.isoen_USpt_BR
Idioma: dc.language.isoespt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subject1. Educação. 2. Ensino. 3. Aprendizagem. 4. Educação inclusiva. 5. Ensino universitário.pt_BR
Título: dc.titleEducação: Saberes em Movimento, Saberes que Movimentam Ipt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons