Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Santos (ORG), Marcos Pereira dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira (ORG), Adriano Monteiro de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-01T12:48:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-01T12:48:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714988 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Orgulhosamente, apresentamos a coletânea “Metodologias educacionais ativas de ensino-aprendizagem: abordagens teóricas e práticas pedagógicas”, que tem por objetivo oportunizar a vocês, ilustres leitores e leitoras, o acesso a estudos científicos, desenvolvidos em centros acadêmicos de excelência. Ao longo de seus capítulos, a obra aborda relevantes temáticas, tais como: no capítulo 1, Desigualdades escolares e seu reflexo no âmbito extraescolar: um estudo sobre consumo de bens culturais no Ensino Médio, Giovana Larissa dos Santos de Sá e Vergas Vitória Andrade da Silva estudaram as desigualdades sociais no contexto escolar e no âmbito extraescolar; no capítulo 2, Neuropsicopedagogia e a formação do pedagogo, Amanda Pereira Marques D’almeida, Andre Gama Barro, Welliton Silva da Silva e Washington Luiz Pedrosa da Silva Junior analisaram os estágios de desenvolvimento humano e as estratégias de ensino aprendizagem; no capítulo 3, Proposta de atividade para uso de um app do projeto phet simulações criativas para o ensino de frações, Marília Maia Moreira, Sinara Socorro Duarte Rocha, Hermínio Borges Neto e Cassandra Ribeiro Joye estudaram as perspectivas que norteiam o processo de formação do pedagogo articulado à neuropsicopedagogia; no capítulo 4, Proposta de aula para o ensino de quadrados perfeitos para alunos de 6o ano à luz da Sequência Fedathi, Marília Maia Moreira, Ramone Freire de Sousa e Davi Ribeiro dos Santos apresentaram o uso de apps learning como proposta de atividade para ensino dos princípios básicos de números fracionários; no capítulo 5, Explorando a modelagem matemática como estratégia de ensino aprendizagem, Caio Vinícius da Silva e Daiana Estrela Ferreira Barbosa abordaram a metodologia de Sequência Fedathi, sua importância, relações e objetivo; por fim, temos o capítulo 6, com a identificação e análise de (novas) metodologias ativas de ensino- aprendizagem na educação escolar e universitária, possibilidades para desenvolver teorias e práticas pedagógicas inovadoras em cenários de transição paradigmática, autoria de Marcos Pereira dos Santos, Luiz Celso Lack e Adriano Monteiro de Oliveira. A partir dos temas relatados, é possível constatar que a Coletânea cumpre com o seu propósito de cercar-se de abordagens teóricas e práticas pedagógicas acerca das Metodologias Educacionais Ativas de ensino-aprendizagem. Desejamos boa leitura e excelente proveito dos estudos ora publicizados. | - |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Título: dc.title | Metodologias educacionais ativas de ensino-aprendizagem : abordagens teóricas e práticas pedagógicas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons