Metodologias educacionais ativas de ensino-aprendizagem : abordagens teóricas e práticas pedagógicas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorSantos (ORG), Marcos Pereira dos-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira (ORG), Adriano Monteiro de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-01T12:48:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-01T12:48:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714988-
Resumo: dc.description.abstractOrgulhosamente, apresentamos a coletânea “Metodologias educacionais ativas de ensino-aprendizagem: abordagens teóricas e práticas pedagógicas”, que tem por objetivo oportunizar a vocês, ilustres leitores e leitoras, o acesso a estudos científicos, desenvolvidos em centros acadêmicos de excelência. Ao longo de seus capítulos, a obra aborda relevantes temáticas, tais como: no capítulo 1, Desigualdades escolares e seu reflexo no âmbito extraescolar: um estudo sobre consumo de bens culturais no Ensino Médio, Giovana Larissa dos Santos de Sá e Vergas Vitória Andrade da Silva estudaram as desigualdades sociais no contexto escolar e no âmbito extraescolar; no capítulo 2, Neuropsicopedagogia e a formação do pedagogo, Amanda Pereira Marques D’almeida, Andre Gama Barro, Welliton Silva da Silva e Washington Luiz Pedrosa da Silva Junior analisaram os estágios de desenvolvimento humano e as estratégias de ensino aprendizagem; no capítulo 3, Proposta de atividade para uso de um app do projeto phet simulações criativas para o ensino de frações, Marília Maia Moreira, Sinara Socorro Duarte Rocha, Hermínio Borges Neto e Cassandra Ribeiro Joye estudaram as perspectivas que norteiam o processo de formação do pedagogo articulado à neuropsicopedagogia; no capítulo 4, Proposta de aula para o ensino de quadrados perfeitos para alunos de 6o ano à luz da Sequência Fedathi, Marília Maia Moreira, Ramone Freire de Sousa e Davi Ribeiro dos Santos apresentaram o uso de apps learning como proposta de atividade para ensino dos princípios básicos de números fracionários; no capítulo 5, Explorando a modelagem matemática como estratégia de ensino aprendizagem, Caio Vinícius da Silva e Daiana Estrela Ferreira Barbosa abordaram a metodologia de Sequência Fedathi, sua importância, relações e objetivo; por fim, temos o capítulo 6, com a identificação e análise de (novas) metodologias ativas de ensino- aprendizagem na educação escolar e universitária, possibilidades para desenvolver teorias e práticas pedagógicas inovadoras em cenários de transição paradigmática, autoria de Marcos Pereira dos Santos, Luiz Celso Lack e Adriano Monteiro de Oliveira. A partir dos temas relatados, é possível constatar que a Coletânea cumpre com o seu propósito de cercar-se de abordagens teóricas e práticas pedagógicas acerca das Metodologias Educacionais Ativas de ensino-aprendizagem. Desejamos boa leitura e excelente proveito dos estudos ora publicizados.-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Título: dc.titleMetodologias educacionais ativas de ensino-aprendizagem : abordagens teóricas e práticas pedagógicas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons