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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Thiago Bruno dos Santos Vital da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-01T01:15:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-01T01:15:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | “Isso é música de velho, professor!” Reflexões sobre Música e ensino-aprendizagem de História | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714981 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A assertiva discente do título foi a motivação desta investigação, que busca refletir sobre Música e ensino de História por meio de uma abordagem alternativa na qual os elementos sonoros das canções são as fontes históricas a serem estudadas. Dessa maneira, estabelece-se como objetivo a interferência no pensamento histórico dos jovens, a partir de seus gostos, projetos e concepções. Discute sobre a recentidade da canção como objeto da historiografia, bem como as diversas produções que trabalham música no ensino histórico e as potencialidades dessa parceria. Considera-se o espaço escolar, enquanto um espaço social, diverso, apropriado e reapropriado pelas suas personagens; do próprio jovem – compreendido aqui como um sujeito sociocultural, concreto, arquiteto de uma forma de ser jovem – e de reflexões sobre temporalidades tendo por base os registros das participações de uma turma de nono ano do ensino fundamental nas aulas de História. Para isso, dialoga com autores do campo da Teoria e Filosofia da História, como Reinhart Koselleck, François Hartog e Jorn Rüsen. Por fim, traz uma discussão sobre as canções enquanto fontes históricas, a questão do gosto musical e uma proposta de intervenção didática para uma turma concluinte do ensino fundamental, firmada nas ideias e preferências musicais dos estudantes. Em suma, almeja-se potencializar a aprendizagem histórica, ao estabelecer sentido para a História e Música na vida prática juvenil, percebendo o fluxo contínuo entre passado, presente e futuro, além de contribuir para a formação da identidade dos estudantes, desenvolver a empatia e o respeito às diferentes sociedades no tempo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 891 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Música e História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Consciência Histórica | pt_BR |
Título: dc.title | “Isso é música de velho, professor!” Reflexões sobre Música e ensino-aprendizagem de História | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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THIAGO BRUNO DOS SANTOS VITAL DA SILVA_PROFHISTORIA UERJ.pdf | 890,44 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/714981/2/THIAGO BRUNO DOS SANTOS VITAL DA SILVA_PROFHISTORIA UERJ.pdfDownload |
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