“Isso é música de velho, professor!” Reflexões sobre Música e ensino-aprendizagem de História

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Thiago Bruno dos Santos Vital da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-01T01:15:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-01T01:15:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-
identificador: dc.identifier.other“Isso é música de velho, professor!” Reflexões sobre Música e ensino-aprendizagem de Históriapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714981-
Resumo: dc.description.abstractA assertiva discente do título foi a motivação desta investigação, que busca refletir sobre Música e ensino de História por meio de uma abordagem alternativa na qual os elementos sonoros das canções são as fontes históricas a serem estudadas. Dessa maneira, estabelece-se como objetivo a interferência no pensamento histórico dos jovens, a partir de seus gostos, projetos e concepções. Discute sobre a recentidade da canção como objeto da historiografia, bem como as diversas produções que trabalham música no ensino histórico e as potencialidades dessa parceria. Considera-se o espaço escolar, enquanto um espaço social, diverso, apropriado e reapropriado pelas suas personagens; do próprio jovem – compreendido aqui como um sujeito sociocultural, concreto, arquiteto de uma forma de ser jovem – e de reflexões sobre temporalidades tendo por base os registros das participações de uma turma de nono ano do ensino fundamental nas aulas de História. Para isso, dialoga com autores do campo da Teoria e Filosofia da História, como Reinhart Koselleck, François Hartog e Jorn Rüsen. Por fim, traz uma discussão sobre as canções enquanto fontes históricas, a questão do gosto musical e uma proposta de intervenção didática para uma turma concluinte do ensino fundamental, firmada nas ideias e preferências musicais dos estudantes. Em suma, almeja-se potencializar a aprendizagem histórica, ao estabelecer sentido para a História e Música na vida prática juvenil, percebendo o fluxo contínuo entre passado, presente e futuro, além de contribuir para a formação da identidade dos estudantes, desenvolver a empatia e o respeito às diferentes sociedades no tempo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent891 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMúsica e Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConsciência Históricapt_BR
Título: dc.title“Isso é música de velho, professor!” Reflexões sobre Música e ensino-aprendizagem de Históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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