Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Almeida, Celso Ponchio de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-31T18:07:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-31T18:07:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-06-27 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714961 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho descreve a elaboração, aplicação e avaliação de uma sequência didática para o ensino dos conceitos de dilatação térmica no ensino médio explorando experimentos demonstrativos. O produto apresentado é composto por um kit formado por quatro experimentos demonstrativos, a saber, acionamento de campainha por dilação de barra metálica, dilatação anel metálico com esfera, lâminas com dois materiais mostrando curvatura da lâmina e modelo de estrutura cristalina, além de um roteiro de atividades. O produto educacional está ancorado na Teoria de Aprendizagem Significativa, de Ausubel e busca interagir com os conhecimentos prévios dos alunos, através de atividades que relacionam os conceitos com consequências cotidianas. O material foi elaborado para ser aplicado em dois tempos de 50 minutos, em acordo com a reduzida carga horária da disciplina de Física nesta modalidade de ensino. O produto foi aplicado em colégio da rede estadual de ensino no Estado do Rio de Janeiro e o resultado da análise mostrou envolvimento dos alunos nas atividades e bom desempenho dos alunos nas mesmas. Acreditamos que o produto seja potencialmente significativo. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | dilatação térmica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | aprendizagem significativa | pt_BR |
Título: dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINO DE DILATAÇÃO TÉRMICA ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS DEMONSTRATIVOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFIS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProFis |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
T2013-Celso Ponchio de Almeida-Produto.pdf | Produto Educacional | 732,64 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/714961/2/T2013-Celso Ponchio de Almeida-Produto.pdfDownload |
T2013-Celso Ponchio de Almeida-Dissertacao.pdf | Dissertação | 3,69 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/714961/3/T2013-Celso Ponchio de Almeida-Dissertacao.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons