Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Aguinaldo Valdecir dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-31T17:43:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-31T17:43:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-12 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714959 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Diante da situação atual da educação brasileira, principalmente na área das ciências naturais e suas tecnologias, mais pontualmente em física, é inquestionável a necessidade de novas abordagens, novas práticas capazes de levar a uma potencial aprendizagem significativa. Neste trabalho, após discutir a atual crise na educação e o aparecimento de novas metodologias, enfatizamos a importância da experimentação no ensino de física e como essa prática é justificada pela teoria sócio-histórica de Vygotsck. Em seguida, sugerimos como inovação, o uso das partilhas termopar nas atividades experimentais de termologia, que além de tornarem esses experimentos mais seguros e baratos, ainda torna conhecido um dispositivo presente em diversos aparelhos de nosso dia a dia, como bebedouros, por exemplo; permitindo também o aprofundamento em vários conceitos de termologia e eletricidade, a partir do conhecimento de um efeito já conhecido desde o século XIX, mas ainda ignorado pela maioria dos professores de física. Após apresentar as pastilhas e descrever umas práticas que foram muito bem sucedidas, deixaremos uma apostila para auxiliar os professores que resolvam utilizá-las. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentos de termologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Peltier-Seebeck | pt_BR |
Título: dc.title | AS PASTILHAS TERMOPAR NAS AULAS EXPERIMENTAIS DE TERMOLOGIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFIS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProFis |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
T2013-Aguinaldo Valdecir dos Santos-Dissertacao.pdf | Dissertação | 2,58 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/714959/2/T2013-Aguinaldo Valdecir dos Santos-Dissertacao.pdfDownload |
T2013-Aguinaldo Valdecir dos Santos-Produto.pdf | Produto Educacional | 849,16 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/714959/3/T2013-Aguinaldo Valdecir dos Santos-Produto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons