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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Fernandes, Gabriel Dias | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Capel, Heloisa Selma Fernandes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-31T14:42:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-31T14:42:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ditadura militar em tempos negacionistas: | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714958 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A dissertação tem como objeto a análise de narrativas escolares sobre a ditadura militar em livros didáticos de História do ensino fundamental, especificamente do 9º ano. Foram analisadas as três coleções de maior adoção entre as aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático e do Material Didático (PNLD) de 2020 para o quadriênio 2020-2024: História, Sociedade & Cidadania (2018), Projeto Araribá – História (2018) e Vontade de Saber – História (2018). Busca compreender a abordagem da ditadura militar a partir de quatro categorias: nomenclaturas, antecedentes do golpe, relação entre Estado e Direitos Humanos e transição. Pretendeu-se perceber se a temática está abordada em consonância com os debates historiográficos atuais, que abarcam a memória e a história do tempo presente, a partir de um cenário político que fortaleceu os vieses relativistas e negacionistas. A metodologia adotada foi a análise narrativa de livros didáticos, sob a luz das categorias eleitas, bem como das relações com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o PNLD. Entendeu-se que a tessitura de uma narrativa escolar é dotada de complexidade e atende a múltiplos interesses, de forma que mesmo que haja ausência de distorções graves, os livros didáticos podem estabelecer debates mais ampliados sobre o tema. Apresenta-se, assim, um Caderno Didático para avaliação do tema "ditadura militar" em livros didáticos, contemplando as dimensões da memória, compreensão do tema a partir de discussões conceituais e sugestões para abordagens de temas sensíveis nas aulas de história. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 8.215KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | Ditadura Militar em Tempos Negacionistas: uma análise do tema em livros didáticos | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Historia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Ditadura Militar em Tempos Negacionistas.pdf | 8,21 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/714958/2/Ditadura Militar em Tempos Negacionistas.pdfDownload |
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