O USO DO SIMULADOR PHET NO ENSINO DE INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Antonio Cezar Ramos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-31T18:00:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-31T18:00:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-02-29-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714954-
Resumo: dc.description.abstractO uso de tecnologia da informação e da comunicação em sala de aula tornou-se uma realidade em poucas escolas desse país. Nossos alunos possuem em suas mãos aparelhos, como tablets e celulares, com alta tecnologia que são ferramentas essenciais para atraírmos os jovens na busca da melhoria do conhecimento. Fica evidente a insatisfação dos alunos que recebem aulas tradicionalistas, realizadas apenas pelo diálogo com o professor, usando, ainda hoje, quadro e giz. No estado do Rio de Janeiro os professores fazem o uso do computador e da internet para tornar suas avaliações mais interessantes, lançando notas em uma plataforma exigida pelo governo , mas em sala de aula encontramos alunos com pouco interesse, o que torna a escola uma instituição ultrapassada e desinteressante. Utilizar o computador de forma a tornar as aulas mais envolventes, interativas , criativas e inteligentes, usando uma metodologia já pensada anteriormente, com os recursos tecnológicos que nosso aluno domina, é o grande desafio de quem está comprometido com a educação. Com esse intuito criamos um roteiro visando o ensino de indução eletromagnética utilizando o simulador Phet, que trabalha desde as propriedades dos imãs até a produção de energia elétrica, um grande impulsionador de nossa economia. Nosso trabalho consiste num roteiro didático que orienta o professor na aplicação do simulador, mostrando o passo a passo de seu funcionamento; possui também um roteiro de atividades a serem realizadas pelos alunos, através da interação com o professor, que irá facilitar a compreensão de cada conteúdo abordado. Nosso produto está fundamentado segundo a teoria de aprendizagem significativa do americano David Auzubel. O produto foi aplicado em 2 ( duas ) turmas do 3o ano do ensino médio, sendo a intervenção didática realizada em 2 ( dois ) encontros de 100 minutos cada. Para execução da intervenção usamos um roteiro que os alunos deveriam responder antes e após a demonstração de cada simulação. Foi feito um questionário avaliativo sobre o uso do simulador. Os resultados nos indicaram que o uso da simulação é uma boa forma de se expor o conteúdo. Para concretizar o aprendizado foi feita uma visita a usina de Funil, pertencente a estatal Furnas, em Itatiaia/RJ.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsimulador Phetpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectindução eletromagnéticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteletricidadept_BR
Título: dc.titleO USO DO SIMULADOR PHET NO ENSINO DE INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFISpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísicapt_BR
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