Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Antonio Cezar Ramos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-31T18:00:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-31T18:00:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-02-29 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714954 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O uso de tecnologia da informação e da comunicação em sala de aula tornou-se uma realidade em poucas escolas desse país. Nossos alunos possuem em suas mãos aparelhos, como tablets e celulares, com alta tecnologia que são ferramentas essenciais para atraírmos os jovens na busca da melhoria do conhecimento. Fica evidente a insatisfação dos alunos que recebem aulas tradicionalistas, realizadas apenas pelo diálogo com o professor, usando, ainda hoje, quadro e giz. No estado do Rio de Janeiro os professores fazem o uso do computador e da internet para tornar suas avaliações mais interessantes, lançando notas em uma plataforma exigida pelo governo , mas em sala de aula encontramos alunos com pouco interesse, o que torna a escola uma instituição ultrapassada e desinteressante. Utilizar o computador de forma a tornar as aulas mais envolventes, interativas , criativas e inteligentes, usando uma metodologia já pensada anteriormente, com os recursos tecnológicos que nosso aluno domina, é o grande desafio de quem está comprometido com a educação. Com esse intuito criamos um roteiro visando o ensino de indução eletromagnética utilizando o simulador Phet, que trabalha desde as propriedades dos imãs até a produção de energia elétrica, um grande impulsionador de nossa economia. Nosso trabalho consiste num roteiro didático que orienta o professor na aplicação do simulador, mostrando o passo a passo de seu funcionamento; possui também um roteiro de atividades a serem realizadas pelos alunos, através da interação com o professor, que irá facilitar a compreensão de cada conteúdo abordado. Nosso produto está fundamentado segundo a teoria de aprendizagem significativa do americano David Auzubel. O produto foi aplicado em 2 ( duas ) turmas do 3o ano do ensino médio, sendo a intervenção didática realizada em 2 ( dois ) encontros de 100 minutos cada. Para execução da intervenção usamos um roteiro que os alunos deveriam responder antes e após a demonstração de cada simulação. Foi feito um questionário avaliativo sobre o uso do simulador. Os resultados nos indicaram que o uso da simulação é uma boa forma de se expor o conteúdo. Para concretizar o aprendizado foi feita uma visita a usina de Funil, pertencente a estatal Furnas, em Itatiaia/RJ. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | simulador Phet | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | indução eletromagnética | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | eletricidade | pt_BR |
Título: dc.title | O USO DO SIMULADOR PHET NO ENSINO DE INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFIS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProFis |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
T2013-Antonio Cezar Ramos Ferreira-Produto.pdf | Produto Educacional | 1,72 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/714954/2/T2013-Antonio Cezar Ramos Ferreira-Produto.pdfDownload |
T2013-Antonio Cezar Ramos Ferreira-Dissertacao.pdf | Dissertação | 4,44 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/714954/3/T2013-Antonio Cezar Ramos Ferreira-Dissertacao.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons