AS PRÁTICAS CIRCULARES COMO POSSIBILIDADES PARA O DEBATE DE GÊNERO, CORPO E SEXUALIDADE NAS AULAS DE HISTÓRIA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCorrêa, Luciane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-30T23:34:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-30T23:34:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-30-
identificador: dc.identifier.otherAS PRÁTICAS CIRCULARES COMO POSSIBILIDADES PARA O DEBATE DE GÊNERO, CORPO E SEXUALIDADE NAS AULAS DE HISTÓRIApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714947-
Resumo: dc.description.abstractA elaboração da presente pesquisa do mestrado Profissional em Ensino de História versa sobre o uso da metodologia dos Círculos de Construção de Paz, de Kay Pranis, na perspectiva proativa, de Ted Wachtel, no Ensino de História. O problema proposto é: como o uso da metodologia das práticas circulares pode auxiliar no debate de gênero, corpo e sexualidade no Ensino de História e criar um ambiente justo e equitativo na escola? Para isso foi necessário analisar como estão as relações de gênero no espaço escolar. Nesta perspectiva, as fontes utilizadas para a pesquisa se constituíram de um conjunto de Atas de registros escolares dos conflitos vividos pelas meninas, no período de 2015 a 2019 e dos regimentos escolares de duas escolas públicas do munícipio de Ponta Grossa – PR- selecionadas na pesquisa. Uma escola tradicional e uma escola que implantou o Programa da Justiça Restaurativa e as práticas circulares nos últimos quatro anos. A metodologia adotada na pesquisa foi a revisão bibliográfica e análise documental dos registros formais escolares, registros de ocorrências e regimento escolar. Para a análise dos registros foi aplicado os conceitos da teoria do discurso de Michel Foucault. O resultado encontrado nos registros escolares é de uma série de problemas que podem ser descritos como pertencentes a diversos temas: namoro, sexualidade, violência, assédios, entre outros. Para a parte propositiva, elaboramos um material paradidático lúdico para auxiliar nas práticas circulares sobre gênero: corpo e sexualidade. O material é composto por uma caixinha com 35 cartinhas com perguntas que auxiliam no desenvolvimento da prática circular, são perguntas que podem ser utilizadas como check in check out e/ou perguntas norteadoras. Bem como, oito cartas históricas que informam sobre conceitos e fatos históricos relacionados ao tema da pesquisa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,22pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectpráticas circularespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGêneropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsexualidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectcorpopt_BR
Título: dc.titleAS PRÁTICAS CIRCULARES COMO POSSIBILIDADES PARA O DEBATE DE GÊNERO, CORPO E SEXUALIDADE NAS AULAS DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
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