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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Corrêa, Luciane | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-30T23:34:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-30T23:34:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | AS PRÁTICAS CIRCULARES COMO POSSIBILIDADES PARA O DEBATE DE GÊNERO, CORPO E SEXUALIDADE NAS AULAS DE HISTÓRIA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714947 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A elaboração da presente pesquisa do mestrado Profissional em Ensino de História versa sobre o uso da metodologia dos Círculos de Construção de Paz, de Kay Pranis, na perspectiva proativa, de Ted Wachtel, no Ensino de História. O problema proposto é: como o uso da metodologia das práticas circulares pode auxiliar no debate de gênero, corpo e sexualidade no Ensino de História e criar um ambiente justo e equitativo na escola? Para isso foi necessário analisar como estão as relações de gênero no espaço escolar. Nesta perspectiva, as fontes utilizadas para a pesquisa se constituíram de um conjunto de Atas de registros escolares dos conflitos vividos pelas meninas, no período de 2015 a 2019 e dos regimentos escolares de duas escolas públicas do munícipio de Ponta Grossa – PR- selecionadas na pesquisa. Uma escola tradicional e uma escola que implantou o Programa da Justiça Restaurativa e as práticas circulares nos últimos quatro anos. A metodologia adotada na pesquisa foi a revisão bibliográfica e análise documental dos registros formais escolares, registros de ocorrências e regimento escolar. Para a análise dos registros foi aplicado os conceitos da teoria do discurso de Michel Foucault. O resultado encontrado nos registros escolares é de uma série de problemas que podem ser descritos como pertencentes a diversos temas: namoro, sexualidade, violência, assédios, entre outros. Para a parte propositiva, elaboramos um material paradidático lúdico para auxiliar nas práticas circulares sobre gênero: corpo e sexualidade. O material é composto por uma caixinha com 35 cartinhas com perguntas que auxiliam no desenvolvimento da prática circular, são perguntas que podem ser utilizadas como check in check out e/ou perguntas norteadoras. Bem como, oito cartas históricas que informam sobre conceitos e fatos históricos relacionados ao tema da pesquisa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,22 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | práticas circulares | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | sexualidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | corpo | pt_BR |
Título: dc.title | AS PRÁTICAS CIRCULARES COMO POSSIBILIDADES PARA O DEBATE DE GÊNERO, CORPO E SEXUALIDADE NAS AULAS DE HISTÓRIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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AS PRÁTICAS CIRCULARES COMO POSSIBILIDADE PARA O DEBATE DE GÊNERO.pdf | Dissertação | 3,22 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/714947/1/AS PRÁTICAS CIRCULARES COMO POSSIBILIDADE PARA O DEBATE DE GÊNERO.pdfDownload |
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