"O índio que mora na cabeça dos Iratienses": uma proposição didática e reavaliação dos escritos de José Maria Orreda

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVitoriano, Edislaine Terezinha Fernandes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-30T23:39:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-30T23:39:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-01-
identificador: dc.identifier.other"O índio que mora na cabeça dos Iratienses": uma proposição didática e reavaliação dos escritos de José Maria Orredapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714936-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo da presente pesquisa é investigar a importância de conteúdos da história local indígena para o combate ao preconceito dos alunos do Ensino Médio do município de Irati, estado do Paraná. Para tanto, apresentaremos uma proposta de abordagem com estes alunos com a seguinte questão norteadora: como proporcionar aos alunos a oportunidade de desenvolverem suas capacidades cognitivas acerca do conhecimento histórico referente à temática indígena, sugerindo que eles utilizem o letramento histórico adquirido como referencial em sua prática cotidiana? Para tal proposta, opera-se um recorteda temática da história local dos povos indígenas que deram nome à cidade de Irati —Iraty, em tupi guarani, que significa “rio de mel” —, e de como a história iratiense foi ensinada com base na obra do escritor e historiador amador local José Maria Orreda, autor de uma vasta obra publicada, dividida entre coleções de livros e periódicos que abordam aspectos artísticos, culturais, esportivos e históricos do município. Os textos de Orreda compõem o acervo de todas as bibliotecas municipais e estaduais do município, figuram como referência para o ensino e o estudo da história local. Analisaremos a influência de duas obras que tratam da temática indígena desse intelectual em sala de aula: História de Irati, Volumes I, II e III (1972-1986) e Educação em Irati: 1901-2001 Cem anos de História (2004). Objetivamos ampliar a investigação dessas práticas de ensino no espaço escolar e no ensino de História local indígena. Buscaremos os conflitos, as tensões e as (inter)ações que se dão a partir das relações de ensino com as obras dos memorialistas. Confrontar-se-á o material coletado nas obras de Orreda, com o próprio Orreda em dois tempos, e com os estudos atuais referentes à história indígena local e paranaense. A presente pesquisa está inserida na perspectiva da educação histórica, em que as relações dos estudantes com o saber histórico precisam ser mediadas, de maneira que a relação entre história e vida possa nortear a prática humana no tempo. Dessa forma, a pesquisa se inscreve em uma temática que tem como premissa a concepção de função social que o ensino de História possui na atualidade, o combate à reprodução de preconceitos e estereótipos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.83 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistórias negadaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjecthistória localpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectindígenaspt_BR
Título: dc.title"O índio que mora na cabeça dos Iratienses": uma proposição didática e reavaliação dos escritos de José Maria Orredapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
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