Marketing e turismo: como gerir a relação com o cliente

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorVieira, Sónia Duarte-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-30T18:46:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-30T18:46:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-15-
identificador: dc.identifier.otherMarketingeTurismopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714923-
Resumo: dc.description.abstractOutrora, o objetivo das empresas passava exclusivamente pela conquista e atração de novos clientes. Atualmente, com a competitividade do mercado, cada vez mais rápida, tem levado a que as empresas procurem novas estratégias para sobreviver, como forma de dar resposta à globalização dos mercados e da concorrência no setor turístico em geral, e nos setores do alojamento local e do empreendimento turístico em particular. A pretensão passa pela retenção dos clientes e consequente fidelização, valorizando as relações estabelecidas e fortalecidas entre as unidades de alojamento e os seus clientes. O setor do turismo representa hoje uma atividade económica extremamente relevante a uma escala global, e a aplicação de estratégias de marketing relacional, ou o novo marketing (aquele que se baseia em relacionamentos de longo prazo, duradouros e na satisfação das necessidades e expectativas dos clientes) tem sido a estratégia cada vez mais utilizada para a fidelização, retenção e consequentemente tem levado a um aumento da rentabilidade das unidades de alojamento. A obra ostenta ideias de diversos autores, onde se pode perceber de que forma é que a variável relacional “comunicação”, pode levar à fidelização de clientes no setor do turismo, mais especificamente no setor do alojamento. Apresenta alguns conceitos essenciais para desenvolver relacionamentos de longo prazo entre as empresas do setor do alojamento e os clientes, baseando-se nos conceitos de turismo, marketing, em especial no marketing relacional, comunicação interpessoal, criação de valor para o cliente através da qualidade dos serviços, alcançada pela liderança organizacional e pelo desempenho das pessoas envolvidas na estratégia da organização. Por conseguinte, apresenta-se uma obra aprimorada, que transfere no seu intuito a opinião de uma amostra de inquiridos que são clientes do atual setor, possibilitando fazer uma observação profunda da sua opinião, como forma de definir estratégias para aumentar a fidelização dos mesmos às unidades de alojamento. Desejo a todos uma excelente leitura e muita aprendizagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.330 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMarketingpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTurismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMarketing relacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHotelariapt_BR
Título: dc.titleMarketing e turismo: como gerir a relação com o clientept_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados:
MarketingeTurismo.pdfOutrora, o objetivo das empresas passava exclusivamente pela conquista e atração de novos clientes. Atualmente, com a competitividade do mercado, cada vez mais rápida, tem levado a que as empresas procurem novas estratégias para sobreviver, como forma de dar resposta à globalização dos mercados e da concorrência no setor turístico em geral, e nos setores do alojamento local e do empreendimento turístico em particular. A pretensão passa pela retenção dos clientes e consequente fidelização, valorizando as relações estabelecidas e fortalecidas entre as unidades de alojamento e os seus clientes. O setor do turismo representa hoje uma atividade económica extremamente relevante a uma escala global, e a aplicação de estratégias de marketing relacional, ou o novo marketing (aquele que se baseia em relacionamentos de longo prazo, duradouros e na satisfação das necessidades e expectativas dos clientes) tem sido a estratégia cada vez mais utilizada para a fidelização, retenção e consequentemente tem levado a um aumento da rentabilidade das unidades de alojamento. A obra ostenta ideias de diversos autores, onde se pode perceber de que forma é que a variável relacional “comunicação”, pode levar à fidelização de clientes no setor do turismo, mais especificamente no setor do alojamento. Apresenta alguns conceitos essenciais para desenvolver relacionamentos de longo prazo entre as empresas do setor do alojamento e os clientes, baseando-se nos conceitos de turismo, marketing, em especial no marketing relacional, comunicação interpessoal, criação de valor para o cliente através da qualidade dos serviços, alcançada pela liderança organizacional e pelo desempenho das pessoas envolvidas na estratégia da organização. Por conseguinte, apresenta-se uma obra aprimorada, que transfere no seu intuito a opinião de uma amostra de inquiridos que são clientes do atual setor, possibilitando fazer uma observação profunda da sua opinião, como forma de definir estratégias para aumentar a fidelização dos mesmos às unidades de alojamento. Desejo a todos uma excelente leitura e muita aprendizagem.1,33 MBAdobe PDF/bitstream/capes/714923/2/MarketingeTurismo.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons