Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Freitas Júnior, Renilson Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Maciel, David | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-30T19:00:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-30T19:00:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | DESCONSTRUINDO A “IDEOLOGIA DE GÊNERO” POR MEIO DO ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714906 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho investiga o discurso da “ideologia de gênero” na educação a partir do enfoque sobre o tema das configurações familiares contemporâneas. Para tanto, analisamos duas fontes produzidas pela produtora de conteúdos de extrema-direita Brasil Paralelo: o videodocumentário Geração sem gênero e o artigo O que é uma família? Surpreenda-se com a explicação filosófica. O objetivo principal do nosso trabalho é ensinar aos nossos alunos como as configurações das famílias contemporâneas são o resultado de profundas transformações históricas ocorridas nas sociedades ocidentais. Dessa maneira, propomos, junto a estudantes do Ensino Médio, historicizar as famílias e fazer um contraponto ao discurso reacionário que enxerga na família nuclear o único modelo “natural”, quase a-histórico. Para atingir nossos objetivos criamos, para o ensino de História, uma sequência didática (SD) dividida em três etapas: (1) leitura de textos; (2) roda de conversa em sala de aula e (3) um jogo no formato quiz. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5.158 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Famílias Contemporâneas; Ideologia de Gênero; Brasil Paralelo | pt_BR |
Título: dc.title | Desconstruindo a "ideologia de gênero" por meio do ensino de história: famílias para além do reacionarismo da Brasil Paralelo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons