AUTOESTIMA E DESEMPENHO ESCOLAR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLA PÚBLICA DE PRAIA GRANDE-SP

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIMESpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, CARLOS LEONARDO BORGES DA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-30T14:54:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-30T14:54:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-10-
identificador: dc.identifier.otherDOCpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714892-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional se apresenta, como proposta de criação de política pública de Fortalecimento Socioemocional para o aperfeiçoamento do currículo municipal, que acrescente e relacione pesquisas sobre a autoestima e o aumento do rendimento escolar nos anos finais do ensino fundamental, considerando sua importância para a melhoria da qualidade da educação no município de Praia Grande-SP. Assim, propõe-se a implementação do programa de fortalecimento socioemocional, nos anos finais do ensino fundamental, tendo como diretriz o potencial de contribuir para: ações que promovam o autoconhecimento e autorregulação e um maior controle das emoções, o aperfeiçoamento do processo educacional nas escolas por meio do desenvolvimento socioemocional dos estudantes, favorecendo a melhoria da autoestima, motivação aos estudos e o desempenho cognitivo dos estudantes. Nessa linha, a proposta abranger os princípios da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) que prevê regulamentação para a educação formal, mas a considera em um conceito amplo desenvolvido na vida familiar, na convivência humana, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, além das instituições de ensino e pesquisa as quais a LDB proporciona deliberações, orientações e delimitações. Quanto à formação educacional, a Base Nacional Comum Curricular - BNCC, recomenda que as competências socioemocionais devem ser contempladas nos currículos de todas as escolas (BRASIL, 1996, 2017). Portanto, a educação escolar pode ser compreendida como a relação entre os saberes conceituais e o desenvolvimento de habilidades que contemplam, as relações humanas em suas instituições sociais de convivência: família, escola, mercado de trabalho e as transformações sociais decorrentes de um momento histórico de multiplicidades culturais, econômicas e tecnológicas. Nesse sentido, as competências socioemocionais e o fortalecimento da autoestima podem em sua extensão de abordagens, integrar ações para o desenvolvimento de competências cognitivas e comportamentais, que preparem os estudantes, para a relação prática dos saberes conceituais problematizados e contextualizados, que humanisticamente possam promover a equidade de oportunidades de aprendizagens futuras, desenvolvendo habilidades comportamentais e cognitivas que busquem atender as transformações econômicas, sociais e políticas. Assim sugere-se como proposta por meio de Política Pública a criação do Programa de Fortalecimento Socioemocional a ser desenvolvido na Rede Municipal de Ensino de Praia Grande-SP.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent119KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype119KBpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectAUTOESTIMApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDESEMPENHO ESCOLARpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectESCOLA PÚBLICA DE PRAIA GRANDEpt_BR
Título: dc.titleAUTOESTIMA E DESEMPENHO ESCOLAR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLA PÚBLICA DE PRAIA GRANDE-SPpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeapresentaçãopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO EM PRÁTICAS DOCENTESpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
Produto.pdf118,7 kBAdobe PDF/bitstream/capes/714892/2/Produto.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons