Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIMES | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, CARLOS LEONARDO BORGES DA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-30T14:54:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-30T14:54:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | DOC | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714892 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional se apresenta, como proposta de criação de política pública de Fortalecimento Socioemocional para o aperfeiçoamento do currículo municipal, que acrescente e relacione pesquisas sobre a autoestima e o aumento do rendimento escolar nos anos finais do ensino fundamental, considerando sua importância para a melhoria da qualidade da educação no município de Praia Grande-SP. Assim, propõe-se a implementação do programa de fortalecimento socioemocional, nos anos finais do ensino fundamental, tendo como diretriz o potencial de contribuir para: ações que promovam o autoconhecimento e autorregulação e um maior controle das emoções, o aperfeiçoamento do processo educacional nas escolas por meio do desenvolvimento socioemocional dos estudantes, favorecendo a melhoria da autoestima, motivação aos estudos e o desempenho cognitivo dos estudantes. Nessa linha, a proposta abranger os princípios da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) que prevê regulamentação para a educação formal, mas a considera em um conceito amplo desenvolvido na vida familiar, na convivência humana, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, além das instituições de ensino e pesquisa as quais a LDB proporciona deliberações, orientações e delimitações. Quanto à formação educacional, a Base Nacional Comum Curricular - BNCC, recomenda que as competências socioemocionais devem ser contempladas nos currículos de todas as escolas (BRASIL, 1996, 2017). Portanto, a educação escolar pode ser compreendida como a relação entre os saberes conceituais e o desenvolvimento de habilidades que contemplam, as relações humanas em suas instituições sociais de convivência: família, escola, mercado de trabalho e as transformações sociais decorrentes de um momento histórico de multiplicidades culturais, econômicas e tecnológicas. Nesse sentido, as competências socioemocionais e o fortalecimento da autoestima podem em sua extensão de abordagens, integrar ações para o desenvolvimento de competências cognitivas e comportamentais, que preparem os estudantes, para a relação prática dos saberes conceituais problematizados e contextualizados, que humanisticamente possam promover a equidade de oportunidades de aprendizagens futuras, desenvolvendo habilidades comportamentais e cognitivas que busquem atender as transformações econômicas, sociais e políticas. Assim sugere-se como proposta por meio de Política Pública a criação do Programa de Fortalecimento Socioemocional a ser desenvolvido na Rede Municipal de Ensino de Praia Grande-SP. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 119KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | 119KB | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | AUTOESTIMA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | DESEMPENHO ESCOLAR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ESCOLA PÚBLICA DE PRAIA GRANDE | pt_BR |
Título: dc.title | AUTOESTIMA E DESEMPENHO ESCOLAR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLA PÚBLICA DE PRAIA GRANDE-SP | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | apresentação | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO EM PRÁTICAS DOCENTES | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto.pdf | 118,7 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/714892/2/Produto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons