
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Fabiano de Abreu | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-30T12:55:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-30T12:55:02Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-10 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714880 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Sports psychology is essentially based on cognitive-behavioral psychology, thus focusing almost exclusively on conscious mental processes. Psychoanalysis, which focuses on unconscious psychic processes, has been used very little, if at all, until now. Psychoanalytic concepts such as the Unconscious, transference/countertransference, resistance, psychic structure, desire, anxiety, secondary gain and parapraxes are also explored. The use of psychodynamic instruments, such as projective tests and genograms, is also considered. Injuries, team building, cohesion and team spirit, audience effects, fame, pride, pressure, responsibility, guilt, self-presentation on social media, women, men, sexual orientation, ethnicity and religion, are examined within a psychoanalytic framework Many concrete examples are provided throughout the process to illustrate the real possible use of psychoanalysis in improving performance. Sports psychology must go far beyond mental skills training. The sports psychologist must be able to provide more than quick, short-term answers and solutions to problems and challenges. Using psychoanalysis can lead to sustainable change at an individual, personal and organizational level. In this sense, the objective is to carry out a bibliographical review that can discuss what these contributions are, using, initially, aspects of the classical theory of psychoanalysis that trace clues to its relationship with sport, to then make an analysis of what the authors say. studies that proposed to unravel the possible encounters with the performance of athletes. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | PSYCHOLOGY | pt_BR |
| Título: dc.title | THE USE OF PSYCHOLOGY AND PSYCHOANALYSIS FOR HIGH PERFORMANCE SPORTS (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| THE USE OF PSYCHOLOGY AND PSYCHOANALYSIS.pdf | 582,59 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/714880/1/THE USE OF PSYCHOLOGY AND PSYCHOANALYSIS.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: