Valorizando identidades e saberes através da imagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Alagoas, Campus Avançado Benedito Bentes-
Autor(es): dc.contributor.authorFidelis, Mariluze da Silva Vieira-
Autor(es): dc.contributor.authorLima, André Suêldo Tavares de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-29T14:17:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-29T14:17:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-12-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO EDUCACIONAL - Valorizando identidades e saberes através da imagem-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714842-
Resumo: dc.description.abstractApresentamos o nosso Produto Educacional, elaborado e desenvolvido durante a nossa trajetória, no curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). A construção do Produto Educacional constitui-se em um requisito estabelecido pelos mestrados profissionais de ensino, esfera de natureza interdisciplinar. Via de regra, os mestrados profissionais são ofertados para os profissionais da Educação Básica, e consequentemente projetam produtos educacionais apresentados nos sites dos Programas de Pós-Graduação (PPG) para utilização em escolas públicas do país, além das dissertações e artigos oriundos do relato descritivo e analítico dessas vivências. O PE procede de um processo tangível de elaboração com base em uma atividade de pesquisa. O desenvolvimento de um PE envolve múltiplas preocupações que são peculiares à dinâmica de construção, tais como: a definição do problema da investigação, a relação de dados coerentes, a análise de dados, o uso de técnicas apropriadas, o atendimento o cronograma determinado, e a definição do público-alvo. O público-alvo torna-se o mais importante desse processo, afinal de contas, será o mais favorecido pelo desfecho e objetivos da pesquisa. Um PE é o construto que envolve muitos colaboradores que se tornam integrantes no percurso da pesquisa, o orientador, o público-alvo, diversas pessoas que possam contribuir e participar com a pesquisa, a banca de qualificação e outros. Com muita dificuldade, uma vez que não é tarefa fácil apropriar-se de uma proposta de construção de um Produto Educacional (PE), resolvemos com as indicações do nosso professor-orientador a direção de formulação do referido PE, materializado em uma exposição fotográfica. Enfim, após intenso período de estudos, chegamos à conclusão de construir um PE na tipologia atividades de extensão (exposições), conforme documento da área de Ensino da Capes para Mestrados Profissionais. O nosso PE pretende responder a um problema habitual no contexto da educação brasileira, que é a questão da evasão escolar. A intenção da exposição fotográfica é formar, através da fotografia, um olhar crítico, promovendo a valorização da identidade e saberes discentes no processo de combate à exclusão. Ou seja, mostrar e trazer à tona a reflexão do cotidiano de formação e vivências dos estudantes de eletrônica do Ifal – Campus Maceió, de maneira que eles tenham voz, visibilidade e sintam-se protagonistas do processo de construção das suas identidades estudantis. A intenção é que este trabalho possa contribuir chamando a atenção, em especial dos discentes, mas também de todos que fazem parte da educação, para esse universo de imagens cada vez mais presente na sociedade e na sala de aula. Esta pesquisa foi apenas o princípio de um estudo que pode e deve ser ampliado para outras áreas de pesquisa, pois não há como desconsiderar o mundo cada vez mais visual em que vivemos. Dessa forma, partilhamos de nossas experiências, erros e acertos do nosso itinerário de reflexões, pesquisas e elaboração deste material.-
Tamanho: dc.format.extent37.126 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeAdobe Acrobat Document-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão Escolar-
Palavras-chave: dc.subjectProduto Educacional-
Título: dc.titleValorizando identidades e saberes através da imagem-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado em Educação Profissional e Tecnológica-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineOrganização e Memórias de Espaços Pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons