GUIA DE LEITURA CRÍTICA PARA PPPs DE IFs

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Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL CATARINENSE-IFCpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBAZANA, Maysa Eichner da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorCASTRO, Cloves Alexandre de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-27T00:03:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-27T00:03:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://bit.ly/3NL6Jua-
identificador: dc.identifier.otherGuia de leitura crítica para Projetos Político-pedagógicos de Institutos Federaispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714810-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional é resultado da pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), macroprojeto Organização de espaços pedagógicos na EPT. Nossa pesquisa justifica-se diante da necessidade e importância de pensar a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a partir das condições concretas que a viabiliza ser realizada e que na maioria das vezes não é compreendida como parte do processo de pesquisa, extensão e ensino. Trata-se dos processos administrativos e educacionais realizados por Técnico-administrativos em Educação (TAEs) em diferentes espaços do cotidiano escolar. A atuação dos TAEs tem o desafio de se fazer integrada, de modo a ser coerente às concepções pedagógicas dos IFs, que divergem das do modo de produção capitalista, orientadas pela divisão do trabalho que limita o trabalhador ao ponto de não se perceber no produto do seu trabalho materializado na mercadoria. É aqui que reside o problema: como os profissionais de uma instituição que tem na sua essência a proposta de agir de modo contrário ao modo fragmentário de produzir do modo de produção capitalista, em suas práticas cotidianas de produção, no exercício de suas funções, produzem de modo distinto ao objetivo que deu origem à instituição em que trabalham? Quais as possibilidades de se realizar um processo de ensino e aprendizagem integrados, diante de uma estrutura administrativa garantida por lei que estabelece a hierarquia e a fragmentação como formas organizacionais? Para isso, definimos como objetivo geral conhecer a percepção dos TAEs do Instituto Federal Catarinense (IFC) dos campi Concórdia e Blumenau e da Reitoria acerca da concepção pedagógica da Instituição. Metodologicamente, propomo-nos a realizar pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, cujos objetivos são exploratórios/explicativos e cujo procedimento técnico se situa no campo do estudo de caso. A pesquisa subsidiou a elaboração do Produto Educacional (PE) que intitulamos de Guia de leitura crítica para PPPs de IFs. O PE foi avaliado por TAEs lotados nos campi Concórdia e Blumenau e na Reitoria. Consideramos que o produto cumpriu o papel de estimular o debate e o interesse pelo documento em questão. Concluímos que o TAE que pode ser considerado um educador é aquele que compreende o produto da sua ação laboral cotidiana no âmbito da sua instituição. Ele conhece a instituição e os processos que a constituíram, os conflitos e interesses em jogo, cujas contradições e choques desiguais de forças resultaram na forma que caracteriza a instituição.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent10.818 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectTAE, Institutos Federais, Formação Integral, Projeto Político Pedagógico.pt_BR
Título: dc.titleGUIA DE LEITURA CRÍTICA PARA PPPs DE IFspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeapresentaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeanimaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeimagempt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacional resultado de pesquisa de dissertação de Mestrado.pt_BR
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