Formação de professores (as) do curso Normal e ensino de história nos Anos Iniciais em Porto Alegre

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRodriguez, Nélson Ubal-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-24T17:45:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-24T17:45:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherFormação de professores (as) do curso Normal e ensino de história nos Anos Iniciais em Porto Alegrept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714782-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho adota um diálogo sobre a formação de professores de Curso Normal a nível médio e o ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo é contribuir para a formação docente inicial, e da mesma forma busca alcançar docentes em formação continuada nesta área. Trata-se de uma reflexão sobre a possibilidade e viabilidade de ensinar História nos primeiros anos de escolarização. Criamos uma estratégia pedagógica a partir de uma sequência de aulas para normalistas do Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha. Na primeira parte da dissertação apresentamos um contexto de como é visto o ensino de História nos Anos Iniciais. Em seguida, apresentamos um breve histórico da escola onde realizamos a pesquisa, destacando a turma em que fizemos a sondagem; refletimos sobre a participação das mulheres na educação, e também sobre a carreira docente nos dias de hoje. Na terceira parte do trabalho dialogamos com marcos legais sobre o Ensino de História como LDB, PCNs e BNCC, por exemplo; conceitos pertinentes da Teoria da História como ensino de História, tempo histórico e fontes históricas e, ainda, concepções como temporalidade, identidade, memória e cidadania. Por fim, apresentamos a sondagem fazendo uma reflexão sobre algumas respostas então produzidas pelas alunas, na sequência construímos um percurso metodológico como produto das reflexões realizadas ao longo deste trabalho, isto é, uma sequência de aulas. A presente pesquisa assume um compromisso com discussões que envolvem a formação de docentes no Curso Normal a nível médio e, neste sentido propomos um conjunto de aulas que abordam conteúdos pertinentes ao ensino de história. Mais do que isso, que essas sugestões contribuam para o entendimento da possibilidade e viabilidade de ensinar história nos anos iniciais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent15KBpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professoras/espt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurso Normalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnos Iniciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfhistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de históriapt_BR
Título: dc.titleFormação de professores (as) do curso Normal e ensino de história nos Anos Iniciais em Porto Alegrept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons