Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rodriguez, Nélson Ubal | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-24T17:45:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-24T17:45:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Formação de professores (as) do curso Normal e ensino de história nos Anos Iniciais em Porto Alegre | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714782 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho adota um diálogo sobre a formação de professores de Curso Normal a nível médio e o ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo é contribuir para a formação docente inicial, e da mesma forma busca alcançar docentes em formação continuada nesta área. Trata-se de uma reflexão sobre a possibilidade e viabilidade de ensinar História nos primeiros anos de escolarização. Criamos uma estratégia pedagógica a partir de uma sequência de aulas para normalistas do Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha. Na primeira parte da dissertação apresentamos um contexto de como é visto o ensino de História nos Anos Iniciais. Em seguida, apresentamos um breve histórico da escola onde realizamos a pesquisa, destacando a turma em que fizemos a sondagem; refletimos sobre a participação das mulheres na educação, e também sobre a carreira docente nos dias de hoje. Na terceira parte do trabalho dialogamos com marcos legais sobre o Ensino de História como LDB, PCNs e BNCC, por exemplo; conceitos pertinentes da Teoria da História como ensino de História, tempo histórico e fontes históricas e, ainda, concepções como temporalidade, identidade, memória e cidadania. Por fim, apresentamos a sondagem fazendo uma reflexão sobre algumas respostas então produzidas pelas alunas, na sequência construímos um percurso metodológico como produto das reflexões realizadas ao longo deste trabalho, isto é, uma sequência de aulas. A presente pesquisa assume um compromisso com discussões que envolvem a formação de docentes no Curso Normal a nível médio e, neste sentido propomos um conjunto de aulas que abordam conteúdos pertinentes ao ensino de história. Mais do que isso, que essas sugestões contribuam para o entendimento da possibilidade e viabilidade de ensinar história nos anos iniciais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 15KB | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professoras/es | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Curso Normal | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Anos Iniciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
Título: dc.title | Formação de professores (as) do curso Normal e ensino de história nos Anos Iniciais em Porto Alegre | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Nélson Ubal Rodriguez.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/714782/2/Nélson Ubal Rodriguez.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons