Historiopédia: Ensino de História e pesquisa na internet

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRIETH, MARITSA GONÇALVES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-24T17:03:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-24T17:03:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherHistoriopédia: Ensino de História e pesquisa na internetpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/714779-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo buscou compreender como estudantes utilizam a internet para consultar informações sobre história. A pesquisa foi realizada com estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental - Anos Finais, visando identificar os critérios utilizados e os caminhos por eles percorridos na internet em busca de informações confiáveis nas aulas de história. Para tal, como dimensão propositiva deste estudo, em uma tentativa de reproduzir a lógica de funcionamento da Wikipédia foi criado um website, intitulado de Historiopédia, tendo como temática central a Década de 20: o Brasil dos “anos loucos”. A construção desse percurso de estudo foi realizada em diálogo com as análises das produções dos estudantes, que foram baseadas em autores que pensam a Educação Midiática como uma potente aliada do Ensino de História. Um dos objetivos centrais do estudo foi pensar a prática docente de forma reflexiva, sendo a investigación práctica de la práctica a principal inspiração metodológica que orienta essa pesquisa, suas análises e considerações. Portanto, o foco da reflexão recai na minha prática docente, pensada e (re)pensada quando mediada pelas tecnologias digitais. A pesquisa revelou que, ao realizar buscas na internet nas aulas de História, os estudantes preocupam-se mais com critérios de confiabilidade da informação que dizem respeito ao próprio portal consultado, não havendo um cuidado maior em compreender a autoria e o propósito do material em si. Nesse processo, o ato de refletir sobre a própria prática provocou-me a revisitar minhas escolhas como professora e a repensar como realizava minhas próprias trajetórias de investigação na internet.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent10kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypetextopt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAula de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInternetpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC)pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectWikipédiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPROFHISTÓRIApt_BR
Título: dc.titleHistoriopédia: Ensino de História e pesquisa na internetpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons